Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.

Fé que encoraja

Neste Dia da Independência do Uzbequistão, conheça o testemunho de um pastor no país
Portas Abertas • 01 set 2021
O testemunho do pastor Makset encorajou outros líderes no Uzbequistão

No dia 31 de agosto de 1991, oUzbequistãodeclarouindependência e o dia 1 de setembro tornou-se o feriado nacional que celebra a data.O país está localizado na Ásia Central e faz fronteira com o Cazaquistão, o Tajiquistão, o Quirguistão, o Afeganistão e o Turcomenistão.O Uzbequistãoéautoritário desde o início, em 1991,quandooregimecomeçou a serliderado pelo presidente IslamKarimov—elepermaneceu no poder até sua morte,em 2016.Karimovfoi sucedido porShavkatMirziyoyev, que permanece no poder do país até hoje.

O Uzbequistão ocupa o 21º lugar naLista Mundial da Perseguição 2021e os cristãosenfrentam pressãovindada família, de amigos e da comunidade.Não são permitidas atividades religiosas além de instituições estatais e controladas pelo Estado, e os cristãos que são membros de igrejas não registradas são vistos como ameaça ao governo.Os seguidores de Cristo podem ter as reuniões invadidas e serem presos ou multados por participarem de atividades religiosas “ilegais”.

Preso por propagar a palavra

Durante 90 dias, ocristãodo UzbequistãoMaksetDjabbarbergenovviveu em uma cela de prisão no Cazaquistão, sob ameaça deser deportadopara o Uzbequistão. O “crime” delefoiliderar pequenas comunidades cristãs em igrejasdomésticassem registro oficial. Em 2007, isso fez dopastor Maksetum criminoso procurado, e ele fugiu através da fronteira para o Cazaquistão para escapar da prisão.

Em 2009, ele ea família haviam conquistado o status de refugiadodo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), masoCazaquistão serecusaareconhecer o status de refugiado da família.Finalmente, em dezembro de 2012, ele pôdecomeçar uma nova vidana Europa.

A Portas AbertasajudouMakseta fugir e o apoiou. Além disso, foi organizada uma campanha deadvocacye, emtodo o mundo, muitos cristãos intercederampor ele e sua família.Ainda é muito difícil paraMaksetnão viver mais na Ásia Central.Apesar disso,ele é umlíder cristãomuito ativono novo país onde vivee tambémna Ásia Centralatravés decontatos com pessoas quevivem na região.

Makseté um grande incentivo para outros pastores que foram perseguidos, como o pastor Liam*da Ásia Central. Pastor Liamcompartilha: “Quando o serviço secreto me prendeu e me interrogou por alguns dias, cheguei em casa muito deprimido. Eu realmente me senti culpado e nãomaisútil. Mas de repente um grupo de cristãosme visitou. PastorMaksetera um deles e ele compartilhou sua história e me encorajou muito! Por causa do que ele passou, vejo que isso também pode acontecer na minha vida. Deus realmente enviouMaksetpara me encorajar”.

*Nome alterado por segurança.

Pedidos de oração

  • No Dia da Independência do Uzbequistão, interceda pelos seguidores de Jesus do país que enfrentam todos os tipos de perseguição por causa do amor a Cristo.
  • Clame para que o Senhor continue usando o pastorMaksetpara abençoar e encorajar outros cristãos e o mantenha firme na fé no novo paísonde vive.
  • Ore para que mais pessoas no país sejam encorajadas pela fé de líderes,como o pastor Liam,e conheçam a palavra de Deus.