Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Maldivas
Posição no ranking:19
Bandeira-Maldivas
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Corrupção e crime organizado
Pontuação na pesquisa
79
Religião
Islamismo
Capital
Malé
População
515 MIL
População cristã
CENTENAS

Como é a perseguição aos cristãos nas Maldivas? 

Ser maldivo é ser muçulmano – e isso torna a conversão ao cristianismo extremamente perigosa nas Maldivas. Neste país conservador e unido, onde vizinhos e comerciantes podem denunciar qualquer sinal de desvio, convertidos devem praticar a fé em absoluto segredo. Isso porque a Constituição do país afirma que as Maldivas são 100% muçulmanas.  

Os poucos cristãos de origem muçulmana têm uma existência isolada, especialmente porque não há igrejas oficiais nas Maldivas. Isso significa que tentativas de se reunir como cristãos são repletas de riscos. Até acessar conteúdo cristão online é impossível, pois que o governo proibiu o acesso online a materiais não islâmicos. Os que forem descobertos como seguidores de Jesus certamente enfrentarão forte oposição das autoridades, bem como da família e da comunidade local. 

Outro problema é a radicalização islâmica (embora não em nível alto), com a presença de extremistas que retornaram de combates anteriores na Síria. Gangues criminosas – muitas vezes alvos de recrutadores jihadistas – tendem a ameaçar qualquer pessoa considerada insuficientemente muçulmana. 

Não são apenas os maldivos nativos que enfrentam desafios. Imigrantes cristãos – principalmente da Índia e do Sri Lanka, que trabalham no próspero setor turístico – são monitorados de perto. Compartilhar a fé com outros pode ser particularmente arriscado. 

Embora a internet possa oferecer alguma oportunidade para cristãos estrangeiros acessarem discipulado e comunidade, eles correm o risco de serem descobertos. 

Como as mulheres são perseguidas nas Maldivas? 

Na sociedade estritamente islâmica das Maldivas, mulheres que dão o passo corajoso de seguir a Jesus podem enfrentar casamento forçado, violência doméstica, divórcio ou perda da guarda dos filhos – todas tentativas de “restaurá-las” ao islã. Em uma cultura na qual a violência de gênero é frequentemente tolerada dentro de casa, mulheres cristãs são altamente vulneráveis a abusos físicos e sexuais, aprofundando seu isolamento. 

Como os homens são perseguidos nas Maldivas? 

Homens nas Maldivas que se convertem ao cristianismo correm risco de assédio, ameaças, agressões e prisão, enquanto as autoridades buscam manter o status quo do país. Embora processos sejam raros, o medo de vigilância e prisão é constante, enquanto os filhos de cristãos estrangeiros enfrentam bullying e estigma na escola. Muitos convertidos optam por fugir para o exterior se tiverem condições. Para aqueles que permanecem, segredo e pressão definem a vida diária. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos nas Maldivas? 

A Portas Abertas promove campanhas de oração em favor dos cristãos nas Maldivas.

Como posso ajudar os cristãos perseguidos nas Maldivas? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.  

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos nas Maldivas 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos nas Maldivas são: opressão islâmica, paranoia ditatorial e corrupção e crime organizado. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente, são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo.   

Visão aérea de uma cidade nas Maldivas

Pedidos de oração das Maldivas 

  • Ore para que a Bíblia no idioma nativo das Maldivas seja traduzida ainda este ano.  
  • Clame por proteção e sabedoria aos cristãos de origem muçulmana que enfrentam perseguição da família, da comunidade e do governo.  
  • Interceda para que os perseguidores dos cristãos tenham um encontro com Jesus e sejam transformados por seu amor.  

Mais informações sobre o país