Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Argélia
Posição no ranking:20
Bandeira-Argelia
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Opressão do clã, Hostilidade etno-religiosa
Pontuação na pesquisa
77
Religião
Islamismo
Capital
Argel
População
46,9 MILHÕES
População cristã
156 MIL

Como é a perseguição aos cristãos na Argélia?

Nos últimos três anos, a pressão estatal sobre os cristãos protestantes na Argélia se intensificou a níveis inéditos em décadas. As autoridades mantiveram igrejas anteriormente fechadas e ordenaram o encerramento de outras. Como resultado, todas as 47 igrejas sob a Igreja Protestante Evangélica da Argélia (EPA, da sigla em francês) interromperam suas atividades, e outras igrejas independentes também deixaram de se reunir por medo de ações governamentais.  

Essas medidas aumentaram fortemente o isolamento entre os cristãos argelinos, que são majoritariamente de origem muçulmana. Além do fechamento das igrejas, mais de 50 seguidores de Jesus foram processados nos últimos anos, alguns recebendo suspensão condicional da pena e multas. Convertidos continuam enfrentando forte oposição da família e da comunidade, especialmente em regiões rurais, conservadoras e árabes, onde a pressão e os perigos são particularmente agudos. 

Como as mulheres são perseguidas na Argélia?

As mulheres argelinas continuam desfavorecidas pela lei e pela sociedade, enfrentando violência generalizada baseada em seu sexo. Em alguns casos, cristãs são assediadas na escola ou no trabalho e podem sofrer agressão sexual e ameaças de morte se não usarem véu. 

Recém-convertidas sofrem espancamentos, ameaças ou prisão domiciliar por parte da família. Além disso, são impedidas de acessar conteúdo cristão na internet e redes sociais, o que as força a viverem como cristãs secretas. Mulheres solteiras são rigidamente monitoradas, dificultando a participação em igrejas clandestinas, enquanto o fechamento generalizado das igrejas cortou o acesso a ensino e batismo, forçando milhares ao isolamento. O casamento forçado ou o divórcio são usados como punição às cristãs de origem muçulmana.  

Como os homens são perseguidos na Argélia?

Homens cristãos argelinos enfrentam assédio no trabalho e em espaços públicos. Como provedores principais da família, perder o emprego pode arruinar o lar, gerando medo e desamparo.  

Como a maioria dos líderes de igrejas são homens, eles sofrem frequentes interrogatórios ou detenções por policiais e autoridades armadas, deixando famílias sem apoio. Alguns pastores fugiram do país.  

Cristãos de origem muçulmana sofrem o tratamento mais severo: ostracismo, espancamentos, frequência forçada a mesquitas e rejeição por pais e parentes. Às vezes, enfrentam expulsão permanente de casa. Muitos são obrigados a viver a fé em segredo. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Argélia?

Em cooperação com parceiros e igrejas locais, a Portas Abertas apoia os cristãos no Norte da África por meio de treinamento de liderança e discipulado, cuidados pós-trauma, oração e ajuda socioeconômica. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na Argélia?

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades. 

QUERO AJUDAR 

Quem persegue os cristãos na Argélia? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Argélia são: opressão islâmica, paranoia ditatorial, opressão do clã e hostilidade etno-religiosa. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violentos ou não violentos, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Vista aérea de uma cidade na Argélia

Pedidos de oração da Argélia

  • Ore por fortalecimento aos cristãos que tiveram suas igrejas fechadas pelo governo. Peça que encontrem outras maneiras de se reunirem em adoração e comunhão.  
  • Clame por proteção aos cristãos de origem muçulmana, para que sejam encorajados a se manter firmes em Jesus e sejam supridos em suas necessidades.  
  • Interceda por paz e sabedoria aos líderes de igrejas que enfrentam processos judiciais em razão de seu compromisso com o evangelho. Peça para que sejam absolvidos e continuem ministrando a palavra de Deus sem assédio. 

Mais informações sobre o país