Quando é comemorado o Dia da Bíblia?

No Brasil, o Dia da Bíblia é comemorado todo segundo domingo de dezembro

| 12/12/2021 - 08:00

É difícil para cristãos no Laos possuírem uma Bíblia. Soy (pseudônimo) foi uma das 250 beneficiárias em uma distribuição no país

É difícil para cristãos no Laos possuírem uma Bíblia. Soy (pseudônimo) foi uma das 250 beneficiárias em uma distribuição no país


Desde que foi instituído o Dia da Bíblia, em 1549, na Grã Bretanha, os fiéis foram encorajados a interceder em favor de sua leitura. No Brasil, a data passou a ser comemorada só em 1850, quando os primeiros missionários cristãos chegaram da Europa e dos Estados Unidos. Todo segundo domingo de dezembro, desde então, é dia de exposição, encontros de oração e reflexões sobre a palavra.

No Brasil, como em diversos outros países, a Bíblia é um livro tão relevante que as igrejas têm um projeto específico só para estudá-la, a Escola Bíblica Dominical. Muitos cristãos são beneficados por meio de estudos que, além do conhecimento da palavra de Deus, promovem edificação e transformação.

Qual é o Dia da Bíblia para os evangélicos?

Para a igreja protestante brasileira, a comemoração especial passou a integrar também o calendário oficial do país, de acordo com a Lei Federal 10.335, tornando esse dia conhecido em todo o território nacional. Entre cristãos católicos, a data é celebrada em 30 de setembro.

Atualmente, além das comemorações convencionais, são realizados shows, maratonas de leitura bíblica, construção de monumentos e distribuição das Escrituras de maneiras variadas. Infelizmente, são ações restritas à igreja livre de perseguição.

A Bíblia e a Igreja Perseguida


Na China, é proibido possuir uma Bíblia. Cristãos que possuem uma cópia podem ser punidos por obter um livro ilegal

A Igreja Perseguida conhece outra realidade. A Bíblia para eles representa dias mais difíceis, encontros cada vez mais vigiados. Quanto às comemorações, elas devem ser discretas ou até mesmo secretas. A leitura bíblica não pode ser feita em público. Aliás, portar uma Bíblia é o mesmo que assumir o “crime” de ser cristão.

Por isso, os cristãos, principalmente da Igreja Perseguida, precisam compreender o processo de salvação que só vem por meio do aprendizado bíblico. Conforme o cristão aprende e coloca os ensinamentos da Bíblia em prática, mais compreende o que acontece ao seu redor. Ainda mais em um contexto em que há perseguição.

Relatórios da Portas Abertas contabilizam diversos líderes presos por pregar o evangelho no Irã e não há expectativas de dias melhores. Outro exemplo, são cristãos que foram presos no Sudão por se recusarem a fechar a Escola Bíblica onde lecionavam. Esses são apenas alguns entre os milhares de cristãos que lutam pelo direito de ter uma Bíblia e seguir a Cristo. Para isso, arriscam a própria vida. Nesse dia, ore por eles de uma maneira especial.

A Bíblia e a Portas Abertas

O início da nossa história está totalmente relacionado com a Bíblia. Na época da Cortina de Ferro, o irmão André, fundadador da Portas Abertas, sentiu um chamado para levar Bíblias aos então países comunistas. Até hoje, uma das principais atividades realizadas é a distribuição de Bíblias. Apenas em 2021, foram entregues 1.311.476 Bíblias e literaturas cristãs em todo o mundo.

Atualmente, ela é distribuída em diferentes formatos e para públicos variados. Entre elas estão Bíblias em áudio ou voltadas para crianças. O livro é tão relevante que um de nossos valores centrais é “a Bíblia dirige nossa vida”.

Bíblias para a Ásia Central

Em quase todos os países da Ásia Central, a lei proíbe atividades religiosas não registradas e sua divulgação. A Bíblia e outros livros cristãos podem ser usados apenas por associações religiosas registradas e dentro de sua área de atuação. Quem distribui material cristão é detido, multado e agredido simplesmente por possuir esse tipo de conteúdo. Além disso, o evangelho só pode ser compartilhado em russo, que é uma língua falada apenas pelos mais velhos, o que dificulta o crescimento da igreja. Com uma doação, você permite que dois cristãos na Ásia Central recebam Bíblias em sua própria língua.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2022 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco