Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.

O ousado convite a participar da aflição 

Até onde nossa fé nos levaria por amor a Cristo?
Portas Abertas • 15 out 2025
A mãe de Dayang foi a primeira convertida da família e contou a ela sobre Jesus

Dayang (pseudônimo) é uma adolescente do Sudeste Asiático que encontrou Jesus e não abre mão de sua relação com ele. Esse encontro mudou totalmente seus planos, valores e esperança de vida. Ela vive por ele e se alegra nele. 

Paulo, o apóstolo, que encontrou Jesus de forma sobrenatural e foi transformado de perseguidor em perseguido por causa do evangelho, escreveu aos Filipenses, no capítulo 4, sobre não andarem ansiosos por coisa alguma. Isso foi após exortá-los a se alegrarem sempre no Senhor Jesus. 

Ele também fala da paz que excede o entendimento e guarda o nosso coração quando estamos ansiosos e levamos todos os nossos pedidos a Jesus em oração. Depois os exorta a praticarem tudo que aprenderam, receberam, ouviram e viram nele, Paulo; e o Deus da paz estaria com eles. 

Dayang, seguindo seu primeiro exemplo de vida cristã – sua mãe –, vive hostilidade, rejeição, solidão, agressão física, dor e medo por sua convicção. Na carta, Paulo fala sobre o cuidado e a ajuda humanitária e espiritual que recebia dos irmãos de Filipos, mas que não havia chegado até ele. Não os culpa, mas afirma que eles certamente lembravam da ajuda que ele precisava, mas talvez haveria faltado oportunidades para tal. 

Dayang, uma jovem filipina, é alvo de piadas e rejeição na escola por causa da sua fé
Dayang é alvo de piadas e rejeição na escola por causa de sua fé (foto representativa)

Há muitas oportunidades hoje para vivermos e agirmos em relação a pessoas como Dayang e sua mãe, assim como Paulo ensinou aos filipenses. Paulo continua dizendo que não pediu porque necessitava, pois havia aprendido a estar sempre satisfeito com o que tinha: na fartura, na fome, tendo muito ou na escassez, estando em paz ou em perseguição: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Mas agradeceu aos filipenses: “Todavia fizestes bem em participar da minha aflição”.  

Dayang afirmou que não abriria mão de Jesus, independentemente do custo. E você? Teria disposição em participar da aflição e das necessidades de Dayang?

Por Gerson Ortega, 
Médico, músico e pastor 

Ore diariamente pela Igreja Perseguida

Baixe gratuitamente o e-book da Lista Mundial da Perseguição e tenha contato com as principais causas de perseguição aos cristãos perseguidos no mundo todo.

mapa com países da Lista Mundial da Perseguição 2025 destacados em laranja e vermelho e botão baixe a Lista Mundial da Perseguição 2025