Guia de Oração

Guia de Oração

30 dias de oração pelos cristãos presos

DOMINGO DA IGREJA PERSEGUIDA

O QUE É O DIP?

O Domingo da Igreja Perseguida (DIP) é um movimento nacional de oração em favor dos cristãos perseguidos idealizado pelo Irmão André, fundador da Portas Abertas. Estima-se que mais de 340 milhões de cristãos enfrentam algum tipo de perseguição. Eles precisam de você e de sua igreja.

COMO PARTICIPAR?

Desde o lançamento do DIP até sua realização, nós disponibilizaremos materiais e vídeos para serem usados na igreja tanto antes como no dia do evento. Para fazer o DIP na sua igreja, você precisa da autorização do pastor. Depois disso, é só se cadastrar e nós lhe ajudaremos a preparar um tempo especial dedicado à Igreja Perseguida durante alguma atividade da igreja, como culto ou escola bíblica dominical.

POR QUE NESTA DATA?

A data varia de ano a ano, pois acontece no domingo depois do Pentecostes. Isso porque Atos 4 marca o início da perseguição aos cristãos logo após a descida do Espírito Santo, com a prisão de Pedro e João. Simbolicamente, então, afirma-se que esse foi o “início” da Igreja Perseguida.

12.161

Igrejas Cadastradas

1.216.100

Cristãos Orando

27

Estados Participantes

DIP 2021: CRISTÃOS PRESOS

No mundo todo, a estimativa é que mais de 340 milhões de cristãos enfrentem algum tipo de perseguição pela fé em Jesus, com restrições que vão desde a proibição ao acesso de itens básicos como água, até prisão ou morte. Em meio a essas circunstâncias, o principal pedido dos cristãos perseguidos é a oração. Por conta disso, o Irmão André, fundador da Portas Abertas, idealizou, em 1988, o Domingo da Igreja Perseguida (DIP).

Esse é um movimento nacional de oração em favor dos cristãos perseguidos, realizado anualmente, em que um tema é escolhido de acordo com uma necessidade específica ou determinada região. Em 2021, o foco será os cristãos presos, com destaque para os aprisionados no Irã, Coreia do Norte e Eritreia.

Entre as prisões iranianas, a mais conhecida é a Evin, onde, segundo relatos, os prisioneiros são tratados como animais. Na Coreia do Norte, o principal tipo de prisão usada é o campo de trabalho forçado, onde há evidências de homicídios sistemáticos, incluindo infanticídio, tortura, perseguição aos cristãos, violência sexual, abortos forçados, fome e sobrecarga de trabalho.

Já na Eritreia, algumas pessoas são levadas para contêineres expostos ao sol e frio, sem nenhuma condição de humanidade para os detentos. Outra parte é levada para túneis subterrâneos em áreas desérticas. Os presos são forçados a cavar novos túneis quando oficiais precisam de espaço para mais prisioneiros.

Apesar de tantos cristãos estarem presos em diferentes países e tipos de prisão, o que possuem em comum é a esperança que mantêm em Jesus. Isso só se torna possível ao ter a compreensão do texto de Romanos 5.3-5, sabendo que ao nos gloriarmos nas tribulações, elas geram perseverança, que levam a um caráter aprovado e, então, à esperança. E essa não nos decepciona. Que possamos nos colocar no lugar dos cristãos presos por amor a Cristo e interceder por eles e suas famílias.

PERGUNTAS FREQUENTES


Você pode cadastrar sua igreja a qualquer momento até a data do evento, 30 de maio de 2021. Porém, se você fizer seu cadastro após o dia 10/05, não podemos garantir que receberá o Kit do Organizador antes da data do DIP (caso você tenha optado por receber a versão impressa no ato do cadastro).
Sim, na área restrita, além do Kit do Organizador, você encontrará diversos recursos disponíveis para download: vídeos, apresentações, roteiros de culto, sugestão de peça teatral, entre outros. Aqueles que fizerem a solicitação durante o cadastro, também receberão o Kit do Organizador no endereço informado.
Para aqueles que solicitarem durante o cadastro, o Kit do Organizador será enviado para o endereço que preferirem, e informarem no cadastro, a partir de fevereiro de 2021.

Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE