https://sitepa.s3.amazonaws.com/fotos/MDEyUmtGVFZFTk5Vdz09TWpBME9BPT0%3D/1679575406_1679575406-DOE_nigeria_05-23.webp

Nigéria

Cuidados pós-trauma e itens de sobrevivência

Nossos irmãos e irmãs na Nigéria são vítimas de diversas formas de violência apenas por seguirem a Jesus. Por causa disso, muitas vezes precisam deixar casa e cidade. Com uma doação de R$ 102,50, você os socorre com cuidados pós-trauma e itens de sobrevivência, como comida, roupas, cobertores, fraldas, primeiros socorros e ajuda médica.

A perseguição na Nigéria

Dos 11 países mais perigosos para cristãos, quatro estão na África Subsaariana: Somália (2º), Eritreia (4º), Nigéria (6º) e Sudão (10º). Os números deixam claro o rastro de violência na região. A Nigéria, que chegou à 6ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2023, é o país mais violento do Top50. No último período de pesquisa (1 de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022), 89% das mortes de cristãos, ou seja, mais de 5 mil, ocorreram na Nigéria. O país também lidera em número de cristãos sequestrados, com 4.726 sequestros (89% dos casos no mundo).

A Nigéria ocupa ainda o 2º lugar de mais igrejas fechadas e tem a maioria dos casos de violência e abusos sexuais, com mil cristãs sendo vítimas. A Nigéria também é líder no número de casamentos forçados com não cristãos, com 717 casos, e contabiliza 10 mil cristãos abusados física e mentalmente.

Conheça Ayuba

Ayuba* lembra do dia em que o Boko Haram atacou sua vila. “Eu e meus irmãos corremos para nos salvar”, conta Ayuba. O jovem achou que o pai estivesse com eles, no entanto, ele havia ficado para trás durante a fuga. Ele se escondeu na casa de uma cunhada, mas quando o grupo invadiu a casa, era o único cristão.

Os militantes o colocaram de joelhos e exigiram que lesse o Alcorão, para saberem se era muçulmano. Apesar disso, ele não tentou esconder a fé em Jesus e foi decapitado. “Quando nos aproximamos de casa, vi três corpos no chão. Reconheci meu pai pelas roupas”, conta o jovem. Cerca de nove cristãos foram mortos no ataque.

Entretanto, Ayuba e sua família ainda corriam risco extremo. Então, ele decidiu se mudar e passou a receber cuidados pós-trauma. “Lá, comecei a entender que não sou o único passando por isso. Coisas piores são feitas a outras pessoas, mas elas ainda são capazes de ter uma vida normal”, explica.

Para o jovem, o aconselhamento pós-trauma que recebeu foi transformador. Antes do aconselhamento, estava determinado a vingar a morte do pai. “Eu decidi abrir mão da minha raiva e ter paz. Deus me trouxe aqui para me curar”, diz o jovem. O apoio recebido por Ayuba faz uma grande diferença na vida dele.

*** O valor da doação é uma sugestão e pode ser alterado***

Ao doar para qualquer projeto, você se torna um parceiro e recebe de presente a assinatura da Revista Portas Abertas, com validade de um ano.

Caso o valor arrecadado ultrapasse o orçamento do projeto, as doações serão utilizadas em outras necessidades do campo.

Nigéria

< voltar para campanhas

Doe outro valor

R$