Exposição mostra os caminhos da Bíblia no Brasil

| 09/04/2008 - 00:00


A trajetória das Sagradas Escrituras no Brasil é o cenário da nova exposição que o Museu da Bíblia, em Barueri, São Paulo, acaba de inaugurar. No ano passado, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), mantenedora do museu, distribuiu seis milhões de Bíblias, Novos Testamentos e porções bíblicas no país.

Intitulada de “Os Caminhos da Bíblia no Brasil” , a exposição traz três réplicas de estações de trem para dar suporte aos três momentos históricos: o começo, a difusão e a influência das Escrituras. Essas plataformas mostram a seqüência histórica da Bíblia no país, desde 1808 até os dias atuais.

Primeira parada

A primeira estação – o Começo – mostra os principais eventos relacionados com as Escrituras Sagradas no século 19, como a decisão da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, com sede na Inglaterra, de imprimir exemplares da Bíblia para envio a colônias portuguesas, em 1808.

No ano seguinte, as colônias, entre elas o Brasil, receberam, a título de doação, 12 mil volumes do Novo Testamento.

O século 19 também registra a vinda de imigrantes europeus - alemães, suíços, italianos - que trouxeram, na bagagem, a Bíblia e hinários das suas igrejas de origem. A primeira estação informará o visitante que a primeira tradução em português das Escrituras feita no Brasil foi a versão brasileira, concluída em 1917.

João Ferreira de Almeida

Mas a primeira impressão da Bíblia completa em português é de 1819, com tradução de João Ferreira de Almeida, que deu origem às edições Revista e Corrigida, e Revista e Atualizada, ainda em distribuição na atualidade.

A primeira tradução de trecho bíblico para uma língua indígena no Brasil foi o Evangelho de João, em 1923, vertido para o idioma macuxi.

Livro mais lido do Brasil

A Bíblia é, hoje, o livro mais lido no Brasil. A segunda plataforma de trem da exposição mostra a Difusão. A terceira estação trata da Influência, e trará testemunhos, fotos e depoimentos de pessoas falando como a Bíblia transformou vidas.

O Museu da Bíblia em Barueri foi inaugurado pela SBB em 2003. Trata-se do primeiro museu do gênero no país e um dos maiores do mundo em sua especialidade, pois abriga Bíblias e partes do texto bíblico em mais de mil idiomas.

A exposição faz parte das comemorações do Ano da Bíblia. Em 2008, a Sociedade Bíblica do Brasil completa 60 anos.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2022 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco