Portas Abertas • 9 abr 2008
A trajetória das Sagradas Escrituras no Brasil é o cenário da nova exposição que o Museu da Bíblia, em Barueri, São Paulo, acaba de inaugurar. No ano passado, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), mantenedora do museu, distribuiu seis milhões de Bíblias, Novos Testamentos e porções bíblicas no país.
Intitulada de “Os Caminhos da Bíblia no Brasil” , a exposição traz três réplicas de estações de trem para dar suporte aos três momentos históricos: o começo, a difusão e a influência das Escrituras. Essas plataformas mostram a seqüência histórica da Bíblia no país, desde 1808 até os dias atuais.
Primeira parada
A primeira estação – o Começo – mostra os principais eventos relacionados com as Escrituras Sagradas no século 19, como a decisão da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, com sede na Inglaterra, de imprimir exemplares da Bíblia para envio a colônias portuguesas, em 1808.
No ano seguinte, as colônias, entre elas o Brasil, receberam, a título de doação, 12 mil volumes do Novo Testamento.
O século 19 também registra a vinda de imigrantes europeus - alemães, suíços, italianos - que trouxeram, na bagagem, a Bíblia e hinários das suas igrejas de origem. A primeira estação informará o visitante que a primeira tradução em português das Escrituras feita no Brasil foi a versão brasileira, concluída em 1917.
João Ferreira de Almeida
Mas a primeira impressão da Bíblia completa em português é de 1819, com tradução de João Ferreira de Almeida, que deu origem às edições Revista e Corrigida, e Revista e Atualizada, ainda em distribuição na atualidade.
A primeira tradução de trecho bíblico para uma língua indígena no Brasil foi o Evangelho de João, em 1923, vertido para o idioma macuxi.
Livro mais lido do Brasil
A Bíblia é, hoje, o livro mais lido no Brasil. A segunda plataforma de trem da exposição mostra a Difusão. A terceira estação trata da Influência, e trará testemunhos, fotos e depoimentos de pessoas falando como a Bíblia transformou vidas.
O Museu da Bíblia em Barueri foi inaugurado pela SBB em 2003. Trata-se do primeiro museu do gênero no país e um dos maiores do mundo em sua especialidade, pois abriga Bíblias e partes do texto bíblico em mais de mil idiomas.
A exposição faz parte das comemorações do Ano da Bíblia. Em 2008, a Sociedade Bíblica do Brasil completa 60 anos.
© 2024 Todos os direitos reservados