10 maneiras de orar pelo Afeganistão

Saiba como fortalecer os cristãos do país em oração

Portas Abertas • 24 set 2021


Entre os motivos de oração, está a situação econômica do país, que pode deixar a população à beira da fome

Entre os motivos de oração, está a situação econômica do país, que pode deixar a população à beira da fome

Acompanhar as notícias sobre o Afeganistão, muitas vezes, nos desperta um sentimento de impotência, como se não conseguíssemos ajudar nossos irmãos e irmãs. As notícias podem parecer avassaladoras, mas os cristãos secretos no Afeganistão estão respondendo a esses desenvolvimentos com fé. A única coisa que eles pedem à igreja global agora é que ore por eles. Através da oração, podemos responder em fé da mesma forma que eles. Leia agora dez maneiras de orar pelo país que nossos parceiros da linha de frente compartilham. 

 
"Porque o Senhor reconstruirá Sião e se manifestará na glória que ele tem. 
Responderá à oração dos desamparados; as suas súplicas não desprezará" (Salmo 102:16-17) 

  1. Ore pelos que ficaram no país. Quando o Talibã tomou conta do Afeganistão, muitos cristãos fugiram. Mas há fiéis dentro do país que escolheram ficar para ser testemunha do Senhor. Clame pelo corpo de Cristo que escolheu permanecer; peça por segurança, força e "oportunidades" enquanto vive e se adapta ao seu novo governo. 

  2. Clame por aqueles que fugiram e por aqueles que se mudaram para fora do Afeganistão – que eles permaneçam fiéis ao Senhor, e que a cultura e a prosperidade ocidentais não os tirem de Deus. Peça para que a presença, sabedoria e paz de Jesus se reacendam nos corações. 

  3. Apresente em oração os jovens e as mulheres. Eles são mais vulneráveis sob a regra do Talibã. Muitos temem que a educação seja interrompida, ou se torne uma causa de vergonha, não de confiança. Algumas mulheres foram denunciadas por terem queimado os diplomas para esconder o fato de que receberam escolaridade. Ore para que o inimigo não lhes roube o desejo de continuar aprendendo e explorando, apesar da postura dos novos líderes na educação. 

  4. Interceda pelos cristãos secretos. Praticamente todos os cristãos do Afeganistão guardam a fé em segredo. Assassinatos de honra acontecem frequentemente se alguém coloca vergonha na família. Tornar-se um apóstata é uma das piores coisas que se pode fazer com a família. O Talibã também está ativamente procurando pelos cristãos secretos. 

  5. Ore para que dentro e fora do Afeganistão, aqueles que querem encontrar a verdade, encontrem Jesus. Peça para que a igreja ao redor do mundo aproveite este momento para mostrar o amor de Cristo ao povo afegão. 

  6. Peça pela comida e pela situação econômica. Enquanto a atenção global está no conflito, as pessoas estão passando fome. Os empregos foram cortados, os salários foram atrasados, e muitas empresas foram forçadas a fechar por causa do conflito em curso. Os moradores continuam inundando os bancos na tentativa de retirar os recursos, mas até mesmo a oferta de moeda vem diminuindo. O Programa Mundial de Alimentos teme que, devido à seca e à fome, 14 milhões de pessoas no Afeganistão possam ser empurradas à beira da fome. Peça ao Senhor para fornecer comida e suprir as necessidades do povo afegão. 

  7. Interceda pela situação da COVID-19. O chefe de saúde pública do país admitiu recentemente que as unidades de saúde estão em colapso, as taxas de vacinação estão caindo e há escassez no fornecimento de oxigênio. Ele também mencionou que 1/3 dos testes de COVID-19 no país estão sendo positivos. Clame pela cura de Deus para os doentes. 

  8. Apresente em oração nossos parceiros e voluntários da linha de frente. Ore para que Deus os prepare para ajudar e servir os deslocados. Clame para que as licenças sejam concedidas para que nossos trabalhadores da linha de frente possam fazer o trabalho de ajuda emergencial e fornecer ajuda aos refugiados nos campos. Peça para que sejam revigorados no Senhor. 

  9. Clame para que não ocorram mais ataques terroristas. Em agosto passado, duas explosões ocorreram perto do aeroporto local matando mais de 60 moradores e 13 soldados americanos. Os bombardeios foram reivindicados pelo Estado Islâmico em Khorasan, um grupo extremista em desacordo com o Talibã. Peça ao Senhor para acabar com os planos desses grupos extremistas e ore para que ele os impeça de colocar mais pessoas em perigo. 

  10. Peça pelo Talibã. Recentemente, o Talibã planejou a inauguração do gabinete temporário em 11 de setembro, mas adiou a cerimônia após pressão internacional. Os novos funcionários incluem fundamentalistas islâmicos conhecidos que defendem uma interpretação dura da sharia (conjunto de leis islâmicas), bem como um terrorista mundial procurado pelo FBI. Ore por milagres e interceda para que Deus se revele a esses líderes através de sonhos e visões. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco