156 igrejas são legalizadas no Egito

Oficialização de igrejas é uma vitória, mas ainda há outras 5 mil sem registro oficial

| 12/03/2019 - 00:00

Homens trabalham na restauração de uma igreja em Minia, no Egito

Homens trabalham na restauração de uma igreja em Minia, no Egito


No último dia 5 de março, o Egito legalizou 156 igrejas e lugares de culto, totalizando 783 locais religiosos aprovados, segundo o site Egypt Independent. Desde 2016, mais de 3.700 igrejas entraram com pedido de legalização de acordo com uma nova lei que foi implementada com o objetivo de facilitar o estabelecimento e construção de igrejas no país.

Um gabinete começou a trabalhar nos pedidos em outubro de 2017, mas o progresso nas legalizações tem sido lento. O Egito tem aproximadamente 5.000 igrejas sem licença oficial, das quais a maioria é copta ortodoxa. Algumas igrejas estão esperando oficialização há mais de 20 anos e por isso são alvo de ataques das multidões regularmente.

Após ataques de muçulmanos em agosto do ano passado terem forçado o fechamento de oito igrejas cristãs, um ativista de direitos humanos disse que opositores à presença cristã no Egito estavam agindo impunemente e que “a não implementação da lei trouxe uma gangue de extremistas que se tornou acima da lei”.

Enquanto isso, o grande imã da universidade Al-Azhar no Cairo, Ahmed el-Tayeb, convocou os muçulmanos do país a abraçar os cristãos como “parceiros da nossa nação”. A declaração foi feita durante uma cerimônia televisionada na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, no mês passado, como informa a agência Reuters.

O analista da Portas Abertas, David Curry, disse que isso foi um desenvolvimento positivo, mas acrescentou que “não significa que podemos dizer que o Egito mudou de linha ou que de alguma forma tudo está bem e não precisamos mais nos preocupar com os cristãos egípcios”. Portanto, continue orando pela Igreja Perseguida do Egito, país que ocupa a 16ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2019.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2022 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco