Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Egito
Posição no ranking:42
EG
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Protecionismo denominacional
Pontuação na pesquisa
68
Religião
Islamismo
Capital
Cairo
População
116,3 MILHÕES
População cristã
10,1 MILHÕES

Como é a perseguição aos cristãos no Egito?

No Egito, a maioria das violações da liberdade religiosa acontece no nível comunitário. Isso inclui assédio a mulheres cristãs e multidões expulsando cristãos após alegações de blasfêmia. Incidentes como esses ocorrem principalmente em áreas rurais do Alto Egito e em algumas áreas urbanas economicamente desfavorecidas, especialmente quando extremistas islâmicos estão presentes. 

O presidente do Egito fala positivamente sobre a comunidade cristã histórica do país, mas a fraca aplicação da lei deixa os cristãos vulneráveis a ataques. Apesar das promessas do presidente de que uma igreja será construída em cada novo bairro, a construção de novas igrejas continua restrita. 

Cristãos de origem muçulmana enfrentam enorme pressão da família para retornar ao islã. Os serviços de segurança mantêm forte controle sobre convertidos ao cristianismo, detendo-os, abusando deles regularmente e forçando-os ao isolamento. O Estado também torna impossível que as conversões sejam oficialmente reconhecidas. 

Como as mulheres são perseguidas no Egito?

Mulheres cristãs no Egito, particularmente em áreas rurais, enfrentam aliciamento, conversão forçada e assédio sexual, muitas vezes dentro de uma cultura de honra/vergonha que estigmatiza suas famílias. Seus agressores geralmente atacam com impunidade, deixando as vítimas silenciadas e com medo. Mulheres coptas enfrentam assédio constante por não usarem véus. Meninas de famílias vulneráveis são atraídas para casamentos precoces com homens muçulmanos e pressionadas a se converter. Convertidas do islã estão em maior risco: podem ser trancadas, espancadas, mortas por “honra” ou divorciadas e podem perder a guarda dos filhos.

Como os homens são perseguidos no Egito?

Homens cristãos no Egito enfrentam discriminação sistêmica, sendo que poucos são nomeados para cargos militares ou governamentais de alto escalão. Convertidos frequentemente mudam seus nomes muçulmanos, mas em áreas rurais onde o desemprego é alto, o preconceito contra nomes cristãos pode deixar jovens em desvantagem. Isso também pode torná-los vulneráveis a incentivos financeiros para se converter ou reconverter ao islã. Convertidos enfrentam pressão para renunciar à fé, e líderes de igrejas, quase todos homens, são facilmente alvos de assédio, assassinatos ou ataques às suas famílias. A violência extremista e o assassinato de líderes cristãos têm alimentado o medo e a emigração.

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos no Egito?

Por meio de igrejas e ministérios parceiros, a Portas Abertas apoia a igreja no Egito com programas como discipulado, desenvolvimento de liderança, aulas de alfabetização, atendimento médico e ministério para viúvas, entre outros programas.

Como posso ajudar os cristãos perseguidos no Egito?

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos no Egito?

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Egito são: opressão islâmica, paranoia ditatorial e protecionismo denominacional

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violentos ou não violentos, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Cidade no Egito

Pedidos de oração do Egito

  • Ore para que cristãos vistos como cidadãos de segunda classe não se desanimem, mas reconheçam seu valor aos olhos do Senhor. 
  • Clame pela segurança dos novos convertidos e pelo fortalecimento de sua fé. 
  • Interceda pelo trabalho dos parceiros locais da Portas Abertas no Egito e ore para que, por meio desse trabalho, famílias sejam fortalecidas.

Mais informações sobre o país