Entenda a Lista Mundial da Perseguição

Como a Portas Abertas define a lista dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos?

page.destitle

Cristãos são tratados como cidadãos de segunda classe no Egito (foto representativa)

A primeira Lista Mundial da Perseguição (LMP) foi publicada pela Portas Abertas em 1993. A pesquisa foi criada com o intuito de monitorar e medir a perseguição aos cristãos no mundo, porém, a Portas Abertas já investigava a situação da Igreja Perseguida muito antes.

Mapa e e-book
exclusivos

Baixe o mapa e o e-book gratuitos para compreender onde seus irmãos são mais perseguidos por amor a Cristo e como você pode apoiá-los de forma prática.

Baixe o mapa e o e-book gratuitos para compreender onde seus irmãos são mais perseguidos por amor a Cristo e como você pode apoiá-los de forma prática.

A partir de uma metodologia própria, o departamento de pesquisa da Portas Abertas elabora a LMP. Essa metodologia foi atualizada ao longo dos anos para aumentar credibilidade, objetividade, transparência e qualidade acadêmica da pesquisa. Além disso, a pesquisa que resulta na LMP é auditada pelo Instituto Internacional pela Liberdade Religiosa (International Institute for Religious Freedom - IIRF).

Como é feita a pesquisa da Lista Mundial da Perseguição?

A pesquisa é composta por três passos para o monitoramento integral da perseguição enfrentadas pelos cristãos no mundo. O primeiro passo é a Análise Global dos Países, período de busca por notícias e outros documentos que indicam perseguição aos cristãos. São usadas informações de fontes como Freedom House, Pew Research Center e Departamento de Estado dos Estados Unidos. Em seguida, acontece a Investigação, quando um questionário pequeno é enviado para algumas pessoas em países que foram destaque no passo um.

Por fim, no terceiro passo, um questionário completo é enviado para contatos-chaves nos países onde se confirmou a perseguição nos passos anteriores. O questionário completo tem o objetivo de entender em quais esferas da vida há perseguição.

O questionário é respondido por uma rede diversa de contatos da Portas Abertas, que envolve equipes de campo, cristãos perseguidos de cada país a nível nacional e diversos especialistas em perseguição religiosa e afins, que contribuem na verificação final e conexão de informações

O que é o conceito das esferas de pressão e violência?

As perguntas respondidas no questionário completo são separadas em cinco blocos, que representam cinco esferas da vida de um cristão: vida privada, família, comunidade, nação e igreja. De acordo com as respostas, cada esfera recebe uma pontuação, definindo o nível de pressão (insultos, ameaças, discriminações, hostilidades, etc.) que os seguidores de Jesus enfrentam.

A violência também recebe uma pontuação de acordo com o número de atos violentos (mortes, ataques, sequestros) cometidos contra os cristãos. Somando-se a pontuação de pressão em cada esfera da vida com a pontuação de violência, é obtida a pontuação final, que define o nível de perseguição que os cristãos enfrentam e a posição do país no ranking. Essa metodologia foi criada para comparar os níveis de perseguição em diferentes países.

Como é feita a pesquisa da Lista Mundial da Perseguição?

Cada país avaliado recebe uma pontuação no final da pesquisa, entre 0 e 100 pontos. Entram no ranking os 50 países com a maior pontuação. Os níveis de perseguição são:

Tem sido cada vez mais comum que países com mais de 60 pontos fiquem fora da LMP, por ser um ranking limitado a 50 países. Por isso, foi criada a Lista de Países em Observação, que elenca os próximos países com 41 pontos ou mais. Na pesquisa atual, essa lista é composta por 28 países, que ficaram nas posições 51 a 78 ao final da pesquisa. Os países com 40 pontos ou menos são classificados como perseguição variável.

*O período de pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2024 foi de 1 de outubro de 2022 a 30 de setembro de 2023.

Faça a diferença na vida dos cristãos perseguidos.
Sua doação faz com que ajuda chegue onde a necessidade é mais urgente.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco