O que é a Lista Mundial da Perseguição?

Veja a resposta dessa e de outras dúvidas sobre o ranking de países mais perigosos para os cristãos

Portas Abertas • 05 jan 2024


A partir dos dados da Lista Mundial da Perseguição, a Portas Abertas atende às necessidades mais urgentes dos cristãos perseguidos

A partir dos dados da Lista Mundial da Perseguição, a Portas Abertas atende às necessidades mais urgentes dos cristãos perseguidos

A Lista Mundial da Perseguição (LMP) é o ranking dos países onde há maiores níveis de perseguição aos cristãos. Ela é resultado da pesquisa da equipe internacional da Portas Abertas, criada com o objetivo de monitorar e medir a hostilidade enfrentada pelos seguidores de Jesus em todo o mundo. Na LMP, estão os 50 países com as pontuações mais altas e na Lista de Países em Observação estão os países com mais de 41 pontos. 


Com uma metodologia própria, auditada pelo Instituto Internacional pela Liberdade Religiosa (International Institute for Religious Freedom – IIRF), a LMP revela quanta pressão e violência os seguidores de Jesus têm enfrentado em países em todo o mundo. A partir desses dados, é possível criar projetos que fortaleçam física, mental e espiritualmente nossos irmãos e irmãs na fé a cada ano, conforme as necessidades de cada região.  


Quando surgiu a primeira Lista Mundial da Perseguição? 


A primeira Lista Mundial da Perseguição foi publicada em 1993 e até hoje ela é divulgada anualmente e completou 30 anos em 2023. Com o passar dos anos, a metodologia da pesquisa foi aprimorada, com ajustes no questionário da LMP e nos passos de monitoramento.

Veja quais os países elencados e o formato da primeira LMP publicada.
 

 


Como a Portas Abertas classifica o nível de perseguição e a posição de cada país na Lista Mundial da Perseguição?


Conforme o resultado dos questionários, cada país onde é confirmada a perseguição por motivo religioso, passa pela análise da equipe da LMP e recebe uma pontuação de 0 a 100. Aqueles que têm a pontuação mais alta entram no ranking dos 50 países mais perigosos, geralmente com classificação de perseguição extrema (entre 81 e 100 pontos) ou de perseguição severa (entre 61 e 80 pontos).


O que acontece com os países que não têm casos de perseguição suficientes para entrar na LMP?  


As nações com pontuação acima de 41, ou seja,
com perseguição alta, mas que não cabem entre os 50 primeiros países da LMP integram a
Lista de Países em Observação. Os que têm menos de 40 pontos, países com perseguição variável, são monitorados pela Portas Abertas, mas não constam na Lista Mundial da Perseguição, nem na Lista de Países em Observação.


Quais países ocuparam a primeira posição na Lista Mundial da Perseguição?


 Bandeira da Arábia Saudita, país número 1 da primeira Lista Mundial da Perseguição


O primeiro país que ocupou a primeira posição como a nação mais hostil aos seguidores de Jesus foi a
Arabia Saudita, na Lista Mundial da Perseguição 1993. O país ficou sete vezes no topo da lista que mede a perseguição aos cristãos. Em 1993, o Afeganistão estava em 2º lugar e nunca saiu da LMP desde essa primeira edição. Em duas edições da LMP, a Somália também ocupou a primeira posição.  


Outro país que sempre esteve presente no ranking é a
Coreia do Norte, que foi a nação mais perigosa para os cristãos viverem entre 2002 e 2021. Após 20 anos, a nação foi superada apenas pelo Afeganistão em 2022, por causa da tomada do Talibã, que aumentou a pontuação a ponto de superar a Coreia do Norte naquele ano. Mas em 2023, a Coreia do Norte voltou ao primeiro lugar na LMP. 


Quais países apareceram mais vezes na Lista Mundial da Perseguição?


Há 23 países que estiveram em todas as edições da LMP: Afeganistão, Arábia Saudita, 
Argélia, Brunei, Butão, China, Coreia do Norte, Egito, Iêmen, Índia, Irã, Laos, Líbia, Maldivas, Mianmar, Nigéria, Omã, Paquistão, Somália, Sudão, Tunísia, Uzbequistão e Vietnã. Dentre esses países, 21 apareceram pelo menos uma vez no Top10, ou seja, os dez países mais perigosos para os cristãos. A Coreia do Norte foi a que esteve mais vezes nesse ranking, um total de 29 vezes. 

 

Receba a Lista Mundial da Perseguição 2024 

No dia 17 de janeiro, a Portas Abertas divulgará a Lista Mundial da Perseguição 2024, com novos dados sobre a pressão e a violência que nossos irmãos e irmãs enfrentam ao redor do mundo. Basta cadastrar seu e-mail no link, para receber tanto o mapa quanto o e-book com as informações atualizadas dos 50 países integrantes do ranking. Inscreva-se e receba em primeira mão a LMP 2024! 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco