O que é a Lista Mundial da Perseguição?

A Lista Mundial da Perseguição (LMP) é o ranking dos países onde os cristãos são mais perseguidos. Ela é atualizada todos os anos a partir da pesquisa da equipe internacional da Portas Abertas, monitorando e medindo a hostilidade enfrentada pelos seguidores de Jesus em todo o mundo.
A metodologia da LMP é auditada pelo Instituto Internacional pela Liberdade Religiosa (International Institute for Religious Freedom – IIRF), garantindo a precisão dos dados. Com as informações apuradas na LMP, é possível criar projetos que fortaleçam física, mental e espiritualmente nossos irmãos e irmãs na fé conforme as necessidades de cada região.
Como surgiu a Lista Mundial da Perseguição?
A primeira Lista Mundial da Perseguição foi publicada pela Portas Abertas em 1993. Com o passar do tempo, a metodologia da pesquisa foi aprimorada, com ajustes no questionário da LMP e nos passos de monitoramento.
Este foi o resultado da primeira Lista Mundial da Perseguição:

Como a Portas Abertas classifica o nível de perseguição e a posição de cada país na Lista Mundial da Perseguição?
Conforme o resultado dos questionários, cada país onde é confirmada a perseguição por motivo religioso passa pela análise da equipe da LMP e recebe uma pontuação de 0 a 100. Os 50 países com maior pontuação entram para o ranking. A pontuação também ajuda a classificar os níveis de perseguição, ou seja, o quanto a perseguição afeta no dia a dia dos cristãos. Existem três classificações: perseguição extrema (entre 81 e 100 pontos), perseguição severa (entre 61 e 80 pontos) e perseguição alta (entre 41 e 60 pontos).
Para saber mais sobre a metodologia da LMP, clique aqui.
Quais países ocuparam a primeira posição na Lista Mundial da Perseguição?

Bandeira da Arábia Saudita, país número 1 da primeira Lista Mundial da Perseguição
O primeiro país que ocupou a primeira posição como a nação mais hostil aos seguidores de Jesus foi a Arábia Saudita, na Lista Mundial da Perseguição 1993. O país ficou sete vezes no topo da LMP. A Somália ocupou a primeira posição em duas edições.
Outro país que sempre esteve presente no ranking é a Coreia do Norte, que foi a nação mais perigosa para os cristãos viverem por 20 anos consecutivos, entre 2002 e 2021. Após 20 anos, ela foi superada pelo Afeganistão em 2022, por causa da tomada do Talibã; mas, em 2023, a Coreia do Norte voltou ao primeiro lugar na LMP e permanece até hoje.
Quais países apareceram mais vezes na Lista Mundial da Perseguição?
Há 23 países que estiveram em todas as edições da LMP: Afeganistão, Arábia Saudita, Argélia, Brunei, Butão, China, Coreia do Norte, Egito, Iêmen, Índia, Irã, Laos, Líbia, Maldivas, Mianmar, Nigéria, Omã, Paquistão, Somália, Sudão, Tunísia, Uzbequistão e Vietnã. Dentre esses países, 21 apareceram pelo menos uma vez no Top10, ou seja, os dez países mais perigosos para os cristãos.
Receba a Lista Mundial da Perseguição 2026
A partir de 13 de janeiro, você poderá receber gratuitamente o mapa e o e-book da Lista Mundial da Perseguição 2026, com dados atualizados sobre a pressão e a violência que nossos irmãos e irmãs enfrentam ao redor do mundo. Clique no banner para receber o material exclusivo!
Artigos relacionados

Você sabe qual é o Dia da Liberdade de Culto?

Quando é comemorado o Dia da Bíblia?





