Somália

Posição no ranking:

2

Somália
  • Tipo de Perseguição Opressão islâmica, opressão do clã, corrupção e crime organizado, paranoia ditatorial
  • Pontuação na pesquisa
    93
  • ReligiãoIslamismo
  • CapitalMogadíscio
  • População17,3 MILHÕES
  • População cristãCENTENAS

Doe agora!

R$

Como é a perseguição aos cristãos na Somália?  

Os perigos de ser cristão na Somália são extremos. A maioria dos cristãos são de origem muçulmana, o que os torna um alvo do grupo Al-Shabaab, um grupo extremista que deseja acabar com a presença cristã no país. Se descobertos, os seguidores de Jesus são mortos instantaneamente.  

Para a conservadora sociedade somali, abandonar o islã é considerado uma traição à cultura e ao clã. Os convertidos enfrentam intensa pressão da família e da comunidade local, o que pode levar a assédio, intimidação e até morte. Até mesmo a suspeita de conversão pode resultar em morte.   

Igrejas na Somália praticamente não existem, pois os grupos de extremistas islâmicos intensificaram a caça aos líderes cristãos. As tentativas de estabelecer ou reabrir igrejas encontraram forte resistência. 

A pessoa que crê e recebe Jesus não pode voltar atrás, não importa o que aconteça... as dificuldades pelas quais passei me tornaram forte. 

Ayesha (pseudônimo), cristã somali  

Como as mulheres são perseguidas na Somália?  

A cultura somali é baseada em clãs e quase exclusivamente muçulmana, assim, as mulheres não têm direitos de escolher a fé ou ter opiniões diferentes dos demais membros da família.  As que deixam o islã para seguir a Jesus são humilhadas em público, mantidas sob prisão domiciliar, agredidas, raptadas, casadas à força com um muçulmano ou mesmo mortas. Em 2023, uma cristã ficou trancada e amarrada à cama durante seis meses, até que outro seguidor de Jesus conseguiu socorrê-la.  

Meninas costumam frequentar a escola por poucos anos e apenas 5% chegam ao Ensino Médio. Mesmo na escola, as cristãs podem ser pressionadas a frequentar aulas islâmicas e a vestir burcas. Quando o marido é preso ou morto, as mulheres cristãs são forçadas a se casar com homens muçulmanos, têm propriedade confiscada e os filhos pequenos serão responsabilidade da família do novo marido. Muitas viúvas cristãs são abusadas por parentes do esposo e têm as filhas pequenas casadas. 

Como os homens são perseguidos na Somália?  

Um homem costuma se identificar primeiro como muçulmano e depois como somali e tem como missão liderar sua família e representar a fé islâmica. Logo, qualquer membro da família que decida por outra fé estará sujeito a espancamento, prisão, ameaça, tortura, sequestro e até morte. Os suspeitos de conversão terão sua lealdade testada ao serem pressionados a realizar tarefas religiosas como dirigir orações em mesquitas ou se casar com mais de uma mulher.   

Espera-se que os meninos tenham e saibam usar armas, e muitos são sequestrados e doutrinados por grupos extremistas como o Al-Shabaab. As famílias também enviam seus jovens à força para centros de reabilitação islâmicos para serem treinados como jihadistas. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Somália?  

A Portas Abertas apoia os cristãos somalis em todo o Chifre da África por meio de treinamentos, como discipulado e preparação para enfrentar a perseguição extrema. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na Somália?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades. 

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos na Somália?  

O termo  “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Somália são: opressão islâmica, opressão do clã, corrupção e crime organizado e paranoia ditatorial. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Somália são: líderes religiosos não cristãos, grupos religiosos violentos, cidadãos e quadrilhas, parentes, redes criminosas, oficiais do governo, partidos políticos, líderes de grupos étnicos. 

 

Pedidos de oração da Somália 

  • Ore para que os cristãos que arriscam tudo para seguir a Jesus tenham força para perseverar na fé, apesar dos perigos. 
  • Interceda por proteção aos cristãos que são alvos de ataques de militantes islâmicos, da família e da comunidade.  
  • Clame para que os cristãos isolados tenham oportunidades de comunhão e que eles recebam coragem para viver como discípulos de Jesus.  

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco