Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Sudão
Posição no ranking:4
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Corrupção e crime organizado, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
92
Religião
Islamismo
Capital
Cartum
População
50,6 MILHÕES
População cristã
2,2 MILHÕES

Como é a perseguição aos cristãos no Sudão?

A situação dos cristãos no Sudão é difícil há muito tempo, mas atualmente a comunidade cristã enfrenta uma crise crescente e severa, bem como o deslocamento populacional. Esse cenário é decorrente do golpe militar de 2021 e da guerra civil brutal iniciada em 2023. O governo restabeleceu líderes opressores, reinstaurou políticas cruéis de “moralidade” e está usando antigas leis islâmicas para justificar conversões forçadas e punições físicas. Isso anulou os avanços na liberdade religiosa conquistados após a queda do regime opressivo de al-Bashir em 2021. 

A guerra criou um vácuo sem lei, do qual se valem milícias ligadas a ambos os lados e se sentem encorajadas a perseguir cristãos sem medo de represálias. Muitos prédios de igrejas foram bombardeados, tomados e usados como bases por milícias e grupos radicais. Cristãos enfrentam discriminação intensa em tribunais, locais de trabalho e escolas. 

Cristãos de origem muçulmana vivem com medo constante e sofrem ameaças graves, incluindo isolamento social, violência de milícias e rejeição familiar. Comunidades cristãs históricas enfrentam fechamento forçado de igrejas, a negação de registro para elas e até mesmo a destruição de templos. Líderes religiosos e cristãos expatriados, que vieram de outros países, são presos cada vez mais arbitrariamente devido ao conflito em curso no Sudão. 

Como as mulheres são perseguidas no Sudão?

Mulheres cristãs, especialmente as de origem muçulmana, enfrentam isolamento social, perda de herança, discriminação legal, violência doméstica e tratamento psiquiátrico forçado. O conflito em curso desde 2023 tem usado a violência sexual como arma. As Forças de Resposta Rápida (RSF) violentaram sexualmente mulheres e meninas, sequestraram algumas delas para resgate e escravizaram sexualmente mulheres cristãs em áreas como o Estado de Gezira. Desde o golpe de 2021, as reformas em defesa dos direitos das mulheres foram prejudicadas; assim, as mulheres cristãs permanecem extremamente vulneráveis no Sudão. 

Como os homens são perseguidos no Sudão?

Desde abril de 2023, a guerra civil aprofundou a crise humanitária no Sudão, deixando milhões de deslocados enfrentando a fome. Nesse cenário instável, homens cristãos – especialmente líderes de igrejas – são alvos de assédio do governo, vigilância e falsas acusações de terrorismo. Cristãos de origem muçulmana sofrem espancamentos, prisão e são rejeitados pela família. Homens e meninos também são sequestrados ou mortos pelas Forças de Resposta Rápida e milícias aliadas a elas, deixando famílias vulneráveis a pobreza, saques e violência sexual. Como principais provedores das famílias, os homens cristãos vivem sob constantes ameaças, violência persistente, humilhação e medo. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos no Sudão?

A Portas Abertas trabalha por meio de igrejas parceiras locais no Sudão para fortalecer os cristãos perseguidos com ajuda emergencial às vítimas da guerra, treinamentos de preparação para perseguição, discipulado e projetos de geração de renda.  

Como posso ajudar os cristãos perseguidos no Sudão?

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades. 

QUERO AJUDAR 

Quem persegue os cristãos no Sudão?

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Sudão são: opressão islâmica, paranoia ditatorial, opressão do clã, corrupção e crime organizado

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Família sudanesa em meio a abrigos improvisados

Pedidos de oração do Sudão

  • Ore para que Deus dê uma resolução pacífica para a guerra e ajude a igreja a viver como sal e luz, mostrando que a paz de Jesus é um caminho melhor. 
  • Interceda por proteção e provisão para as famílias cristãs forçadas a fugir da violência. 
  • Clame para que os corações dos que atacam cristãos com violência sejam alcançados e transformados pelo amor de Cristo. 
  • Peça a Deus sabedoria, coragem e força para os líderes cristãos que cuidam da igreja no Sudão mesmo sob tantos riscos.  

Mais informações sobre o país