Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
China
Posição no ranking:17
Bandeira-China
Tipo de perseguição
Opressão comunista e pós-comunista, Paranoia ditatorial
Pontuação na pesquisa
79
Religião
Agnosticismo
Capital
Pequim
População
1,4 BILHÃO
População cristã
96,7 MILHÕES

Como é a perseguição aos cristãos na China?

De acordo com o Partido Comunista Chinês, o cristianismo é visto como uma ameaça que deve ser rigidamente controlada e contida no país. 

Embora existam igrejas registradas na China – sob o Movimento Patriótico das Três Autonomias (TSPA, da sigla em inglês) ou a Associação Patriótica Católica (CPA, da sigla em inglês) –, elas são supervisionadas de forma rigorosa pelo Estado, que monitora o que é pregado e quem está presente. Menores de 18 anos não podem frequentar esses locais. Tais restrições visam garantir o alinhamento da doutrina cristã à ideologia comunista. 

Essa interferência faz com que muitas igrejas optem por não se registrar, reunindo-se de maneira clandestina como igrejas domésticas. Essa é uma decisão extremamente corajosa, pois pode resultar em invasões, multas, prisões e confisco de materiais. Devido a incentivos para denunciar essas atividades “ilegais”, os riscos para os envolvidos, em especial para os líderes, estão aumentando. 

Uma revisão das leis religiosas em 2018 impulsiona grande parte dessa oposição, que inclui regulamentos sobre a internet, com vigilância altamente sofisticada. Isso significa que os cristãos devem ter cuidado com o que compartilham online, mesmo em conversas privadas entre amigos. 

Convertidos do islã ou do budismo tibetano podem enfrentar ameaças e até agressões físicas de suas famílias e comunidades. 

“Meu marido está sob vigilância do governo. Às vezes, eu sinto medo. Mas, se chegar o dia em que ele for levado… peço a Deus coragem para permanecer firme.” 

Lan (pseudônimo), líder de uma igreja doméstica na China com o marido    

Como as mulheres são perseguidas na China?

Mulheres cristãs frequentemente lideram pequenas igrejas domésticas e enfrentam vigilância, assédio, ameaças e prisão. As que se convertem do islã ou do budismo podem encarar divórcio forçado e exclusão social. Além disso, o desequilíbrio entre o número de homens e mulheres no país aumentou o tráfico de noivas vindas de países vizinhos, como Vietnã, Mianmar e Coreia do Norte, afetando também cristãs.

Como os homens são perseguidos na China?

A maioria dos líderes de igrejas na China são homens. Eles correm risco de vigilância, assédio, prisão, sequestro e agressão física. Essa perseguição visa intimidar congregações inteiras. Detenções prolongadas causam traumas severos, enquanto a família de homens presos sofre financeira e emocionalmente. Diante dessas pressões, alguns líderes optam por sair do país, deixando lacunas nas comunidades cristãs.

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na China?

Por meio de parceiros locais e igrejas, a Portas Abertas apoia cristãos na China com ajuda prática, distribuição de Bíblias e literatura cristã, treinamento e discipulado.

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na China?

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades. 

QUERO AJUDAR 

Quem persegue os cristãos na China

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na China são: opressão comunista e pós-comunista e paranoia ditatorial. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Vista aérea de uma feira de rua na China


Pedidos de oração da China

  • Clame por proteção e fortalecimento dos cristãos que frequentam as igrejas e temem que elas sejam fechadas a qualquer momento. 
  • Ore pelos jovens cristãos e pelos pais deles, para que Deus levante uma nova geração de seguidores de Jesus chineses. 
  • Interceda por sabedoria e força aos líderes de igrejas que se sentem divididos entre proteger as congregações e cumprir o chamado. 

Mais informações sobre o país