Omã

Posição no ranking:

31

Omã
  • Tipo de Perseguição Opressão islâmica, opressão do clã, paranoia ditatorial
  • Pontuação na pesquisa
    69
  • ReligiãoIslamismo
  • CapitalMuscate
  • População5,4 MILHÕES
  • População cristã196 MIL

Doe agora!

R$

Como é a perseguição aos cristãos em Omã? 

A maioria dos omanis pratica uma forma moderada e conservadora do islamismo, que tende a ser mais tolerante com outras crenças, embora quase não haja tolerância com membros da família que se convertem ao cristianismo, em partes por causa da forte mentalidade de clã no país. Como parte do rígido controle da vida pública por parte do governo, todas as organizações religiosas devem se registrar com as autoridades. Cristãos expatriados podem desfrutar de relativa liberdade em Omã, contanto que evitem compartilhar a fé com muçulmanos. 

Convertidos do islamismo para o cristianismo enfrentam pressão da família e da sociedade para desistirem da nova fé. Isso inclui abuso físico, mental e emocional, perda de emprego, expulsão da família, perda de herança e da custódia dos filhos. Portanto, a maioria dos cristãos de origem muçulmana omanis mantêm a nova fé escondida. 

Apesar da liberdade dada aos cristãos expatriados, há ressalvas. Os de origem muçulmana podem experimentar pressão nas comunidades étnicas ou nacionais onde vivem. Enquanto isso, cultos nas igrejas são rigidamente monitorados para registrar qualquer declaração política ou se algum omani está participando, além de verificar se são realizadas atividades evangelísticas entre muçulmanos, que são proibidas. As atividades online de cristãos e igrejas também podem passar por exame minucioso das autoridades. 

Eu olhei e vi uma luz, mas não tinha teto. Eu vi estrelas e senti cheiro de incenso. Então eu vi uma nuvem que crescia e se aproximava do quarto, a nuvem encheu o lugar. E então, eu vi a face dele. 

Latifah, cristã perseguida na Península Arábica 

Como as mulheres são perseguidas em Omã? 

Omã é uma sociedade ultraconservadora, onde pais, maridos e guardiões homens exercem controle significativo sobre a vida de meninas e mulheres. Como elas têm pouca voz na sociedade omani, espera-se que mulheres não tenham suas próprias crenças religiosas. Como tal, é extremamente difícil para mulheres se converterem do islamismo para o cristianismo e qualquer mulher que decidir se tornar cristã está sob risco de perseguição. Convertidas possivelmente serão isoladas de outros cristãos, terão todos seus meios de comunicação retirados e serão mantidas dentro de casa. Convertidas solteiras podem ser pressionadas a se casar com um muçulmano para tentar forçá-las a voltar para o islamismo. Convertidas ao cristianismo não podem se casar com um cristão, pois legalmente ainda são muçulmanas e, como tal, são proibidas de casarem com não muçulmanos. 

Empregadas domésticas em Omã podem enfrentar assédio sexual ou tratamento análogo a escravidão. Apesar de isso não estar relacionado primariamente à fé, migrantes cristãs estão entre aquelas vulneráveis a tais tratamentos. 

Como os homens são perseguidos em Omã? 

É muito difícil para homens muçulmanos se converterem ao cristianismo em Omã, visto que convertidos são isolados socialmente e perdem o apoio financeiro da família, bem como as conexões necessárias para encontrar um emprego. Isso teria um prejuízo imenso na família, no trabalho e na vida comunitária. 

Para homens cristãos expatriados, qualquer pressão que experimentem por causa da fé é provavelmente encontrada no local de trabalho. Além disso, eles podem perder o visto de trabalho se participarem de evangelismos.  

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos em Omã? 

A Portas Abertas ajuda o corpo de Cristo na Península Arábica por meio de organização de reuniões de oração, distribuição de recursos bíblicos e treinamento de pastores e cristãos. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos em Omã? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.  

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos em Omã? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos em Omã são: opressão islâmica, paranoia ditatorial e opressão do clã. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos em Omã são: parentes, oficiais do governo, líderes de grupos étnicos, líderes religiosos não cristãos, cidadãos e quadrilhas. 

 

Pedidos de oração de Omã 

  • Ore para que convertidos sejam fortalecidos para aguentar a pressão da família e da sociedade. 
  • Louve a Deus pela abertura relativa que estrangeiros cristãos experimentam e interceda para que essa liberdade se expanda para os nativos omanis. 
  • Rogue ao Senhor para que trabalhadores migrantes que experimentam abuso por se converter ao cristianismo encontrem uma comunidade de fé. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco