Líbia

Posição no ranking:

3

Líbia
  • Tipo de Perseguição Opressão islâmica, opressão do clã e corrupção e crime organizado
  • Pontuação na pesquisa
    91
  • ReligiãoIslamismo
  • CapitalTrípoli
  • População7,1 MILHÕES
  • População cristã35 MIL

Doe agora!

R$

Como é a perseguição na Líbia? 

A Líbia continua sendo um lugar de pouquíssima estabilidade política. Grande parte do país vive um tipo de anarquia permanente. O Oeste do país é governado por milícias ligadas ao governo oficial e o Leste é governado pelo Exército Nacional Líbio, com forte influência islâmica em ambos os casos. Devido à falta de lei, cristãos podem facilmente ser alvo de violência e morte. 

Convertidos de origem islâmica enfrentam a pressão mais intensa da família e da comunidade. Eles correm risco de prisão domiciliar, ataques, sequestros, violência sexual e morte. É extremamente perigoso para convertidos se reunirem para cultuar e a vida da igreja é quase inexistente. 

Até mesmo cristãos que não são líbios estão em risco. Por exemplo, cristãos de outras partes da África também são alvo de grupos extremistas. Cristãos são sequestrados e, em alguns incidentes, mortos de maneira violenta. Muitos cristãos que estão no país são deslocados da África Subsaariana que vão para a Líbia tentando chegar à Europa. Eles enfrentam um risco adicional. Por causa da situação deles, podem ser sequestrados e traficados, além de se tornar alvo de grupos extremistas. 

A partida dele é muito dolorosa para todos nós, mas a única coisa que nos conforta é que ele não renunciou à fé e a manteve até o último suspiro. 

Tio de Romany, que foi morto na Líbia por amor a Jesus 

Como as mulheres são perseguidas na Líbia? 

As mulheres líbias que se convertem do islamismo enfrentam perseguição severa em casa e na comunidade. Como as mulheres geralmente têm uma posição mais baixa do que os homens na cultura líbia, isso pode resultar em dificuldade para que convertidas se encontrem com outras cristãs ou tenham acesso a materiais cristãos. Se elas forem suspeitas de ter interesse em Jesus ou no cristianismo, podem enfrentar prisão domiciliar, abuso sexual, casamento forçado ou até mesmo a morte. E, se enfrentam tais ameaças, pode ser difícil escapar, visto que é complicado para uma mulher viver de maneira independente na Líbia. 

Mulheres cristãs que enfrentam violência sexual por causa da fé também têm dificuldade em encontrar justiça para o que foi feito. As autoridades raramente querem agir e as famílias não querem divulgar qualquer ataque por causa da vergonha. 

Como os homens são perseguidos na Líbia? 

Os homens na Líbia enfrentam mais violência física pela fé do que as mulheres, principalmente qualquer um que se converte do islamismo para seguir a Jesus. Convertidos podem ser demitidos do emprego, enfrentar abuso físico e mental e até ser despejados da casa da família.  

Além disso, como os homens geralmente são os provedores da família, qualquer perda na capacidade de trabalhar tem um efeito sobre a unidade da família. Os riscos são tão altos para homens líbios convertidos que pode ser impossível para eles se encontrarem com outros cristãos a menos que toda a família também se converta. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Líbia? 

A Portas Abertas trabalha com parceiros e igrejas no Norte da África para prover treinamento de liderança, discipulado, recursos para meios de subsistência, Bíblias e cuidado pastoral. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na Líbia? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.  

QUERO AJUDAR 

Quem persegue os cristãos na Líbia? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Líbia são: opressão islâmica, opressão do clã, corrupção e crime organizado. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Líbia são: líderes religiosos não cristãos, grupos religiosos violentos, parentes, partidos políticos, grupos paramilitares, cidadãos e quadrilhas, líderes de grupos étnicos, oficiais do governo, redes criminosas.

 

Pedidos de oração da Líbia 

  • A Líbia permanece instável e somente algumas partes do país respeitam normas e direitos fundamentais. Isso coloca o povo de Deus em risco. Ore por estabilidade e que a ordem chegue à Líbia.  

  • Peça a Deus para proteger os migrantes cristãos. Clame para que eles sejam protegidos de militantes extremistas.

  • Interceda para que Deus ajude seu povo a encontrar comunhão uns com os outros. Peça ao Senhor que dê à igreja líbia a possibilidade de se reunir.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco