O que é Norte da África?

Descubra como é a perseguição aos cristãos que vivem ao norte do deserto do Saara

Portas Abertas • 02 abr 2023


Sete países do Norte da África estão elencados na Lista Mundial da Perseguição 2023

Sete países do Norte da África estão elencados na Lista Mundial da Perseguição 2023

O Norte da África é a região composta por todos os países que ficam ao norte do deserto do Saara. Nessa região há uma forte influência da cultura árabe, por isso essas nações fazem parta da Liga Árabe, uma aliança entre países do Norte da África e Oriente Médio para  estreitar os laços econômicos, sociais, políticos e culturais.  

A economia do Norte da África é mais aquecida em relação à da África Subsaariana e está baseada na extração de petróleo, turismo e mineração. No entanto, a qualidade de vida da população está longe de ser a ideal, já que as riquezas estão concentradas nas mãos de poucos.



O Norte da África é composto por oito países: Argélia, Egito, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia. Todos esses países são de maioria islâmica e têm a sharia (conjunto de leis islâmicas) como base para suas sociedades. Sete deles fazem parte da Lista Mundial da Perseguição 2023.

Qual é o contexto do Norte da África?

As artes rupestres na região nordeste do Saara garantem que os primeiros habitantes do território são os camitas, descendentes de Cam, filho de Noé. Esse povo foi dividido em berberes, fulas, haussas e outros povos que habitam a região.

A partir das margens do Rio Nilo, outros povos se desenvolveram e tornaram o Egito uma grande potência no mundo antigo. Jesus se refugiou no Egito ainda criança. Depois, nos século 1. o cristianismo chegou até o Norte da África, com a fundação de uma igreja em Alexandria, no Egito. Segundo a tradição, o fundador dessa comunidade cristã foi o evangelista Marcos, um discípulo direto de Pedro e autor do livro bíblico homônimo.

Muitos cristãos são obrigados a morar em um distrito conhecido como "Cidade do lixo" no Egito

Em 641, todo o Egito foi conquistado pelos árabes e a religião islâmica se expandiu até os demais países do Norte da África em 709. No século 19, o Norte da África tornou-se colônia da França, Grã-Bretanha, Espanha e Itália.

Após a Independência do Egito em 1922, começou o processo de emancipação dos demais países do Norte da África. Mas foi após a Segunda Guerra Mundial que os demais países conquistaram sua autonomia.

Desde então, cada país tem formas diferentes de governo, como República Democrática, Monarquia Constitucional e Governo Alternativo - como o Estado islâmico Socialista na Líbia.

Como os cristãos são perseguidos no Norte da África?

A perseguição aos cristãos no Norte da África é semelhante à enfrentada pelos seguidores de Jesus no Oriente Médio. Nos países em que a presença cristã se manteve ao longo dos anos, com as igrejas históricas, os cristãos são tratados como cidadãos

 de segunda classe. Eles são marginalizados e só são “respeitados” se não compartilharem o evangelho com muçulmanos e nem exijirem direitos iguais.

Em países como a Argélia, há perseguição do Estado em relação às igrejas locais, com leis que exigem que elas sejam registradas pelo governo; mas não existem registros concedidos desde a criação dessa lei. E esse tipo de controle não é aplicado às instituições islâmicas.

As igrejas cristãs fazem parte da história de países como a Tunísia, mas costumam estar abertas apenas em épocas como Páscoa e Natal

Já os que deixam o islã para seguir a Jesus, são pressionados e agredidos pelos familiares, comunidades e autoridades governamentais. Esse tipo de abordagem tem a finalidade de forçar o novo convertido a voltar ao islamismo. Mas em casos extremos, muitos cristãos perdem a vida por se negaram a abandonar a nova fé.

Aizah* foi rejeitada pelos familiares quando decidiu seguir a Jesus no Norte da África. “Não moro na casa dos meus pais, pois meu pai e meus irmãos me repudiaram. É por isso que muitos não me respeitam. Eles não acreditam que fui rejeitada por causa da minha conversão. Na mente deles, eu fiz algo errado com um homem e esse deve ser o verdadeiro motivo pelo qual fui mandada embora de casa”, testemunha.

A ação de radicais islâmicos também é comum nos países do Norte da África, mas eles não costumam atacar em grupos grandes, como na África Subsaariana. Os ataques costumam ser individuais, mas quando acontecem em massa são em datas de celebração cristã, como Páscoa e Natal, em igrejas locais.

Como a Portas Abertas apoia os cristãos do Norte da África?

A Portas Abertas apoia diferentes projetos de parceiros locais no Norte da África. Os cristãos de origem muçulmana participam de grupos de discipulado e recebem apoio em necessidades básicas, como moradia e alimentação e educação, já que muitos perdem o apoio emocional e financeiro das famílias.

Além disso, há treinamento de liderança, distribuição de Bíblias e cuidado pastoral aos seguidores de Jesus. Em todos os países do Norte da África, os cristãos de origem muçulmana precisam viver a fé em segredo para não correrem riscos de expulsão de casa, do trabalho, da comunidade, prisão e até mesmo morte.

Apoie cristãos perseguidos do Norte da África

Nossos irmãos vivem à margem da sociedade na região e precisam de socorro imediato para ter o que comer e onde morar. Além disso, dependem de treinamento e discipúlado para responder biblicamente à perseguição que enfrentam. Doe e seja a resposta de oração dos cristãos do Norte da África. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco