O que é Oriente Médio?

Região é conhecida principalmente por conta da grande quantidade de conflitos religiosos que abriga

Portas Abertas • 08 abr 2023


O Oriente Médio é a região que tem a maior quantidade de conflitos religiosos do que qualquer outro lugar do mundo

O Oriente Médio é a região que tem a maior quantidade de conflitos religiosos do que qualquer outro lugar do mundo

O Oriente Médio é uma região que se estende do Leste do Mediterrâneo até o Golfo Pérsico e tem dois contextos principais: religioso e econômico. No Oriente Médio tiveram origem duas das maiores religiões no mundo, o cristianismo e o islamismo, além de outras religiões como o judaísmo. Ainda sobre questões religiosas, a região tem a maior quantidade de conflitos religiosos do qualquer outra. Em 2014, o nível de conflitos por motivos religiosos se tornou o quádruplo da média no mundo.



Os países que compõem a região são: Arábia Saudita, Armênia, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Geórgia, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria, Territórios Palestinos e Turquia. Em 13 dos 17 países do Oriente Médio há perseguição aos cristãos, sendo ela extrema, severa e alta. Você pode encontrá-los tanto na Lista Mundial da Perseguição 2023 quanto na Lista de Países em Observação.


O que é a Península Arábica?


Dentro do Oriente Médio encontra-se a Península Arábica, da qual fazem parte Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Kuwait e Omã. A região é árida e coberta quase inteira pelo deserto árabe. A economia moderna é dominada pela produção de petróleo e gás natural. A maior reserva de petróleo descoberta no mundo está na Península Arábica.

Ela também foi o principal ponto para origem e desenvolvimento da fé islâmica no século 7. A consolidação política da região começou com o profeta Maomé, e foi o centro do califado até 661, quando essa posição foi passada para o Califado Omíada, em Damasco. Após 1517, boa parte da área foi dominada pelo Império Otomano, embora o povo da península, que tinha permanecido amplamente tribal e nômade, tenha se revoltado repetidamente até a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando o Império Otomano foi dissolvido. Depois disso, estados-nações individualmente seguiram suas próprias histórias, embora muitos mantiveram ligações próximas com poderes europeus, como o Reino Unido.


Qual é o contexto d
o Oriente Médio?


O Oriente Médio abrange os países do Leste do Mediterrâneo


O termo Oriente Médio foi originalmente criado no final do século 19 pelos britânicos, junto com outros termos geográficos eurocêntricos, tais como Oriente Próximo (regiões do Leste do Mediterrâneo mais próximas da Europa) e Oriente Distante (China, Japão, Coreia e outras partes do Leste Asiático muito mais distantes da Europa). O Oriente Médio na época foi definido como a região situada entre esses dois extremos: Península Arábica, Mesopotâmia, Pérsia e terras da Ásia Central. Oriente Próximo caiu em desuso, mas ainda pode ser utilizado no lugar de Oriente Médio. O Oriente Médio foi estendido para o Ocidente com o objetivo de cobrir o Leste do Mediterrâneo e até mesmo o Norte da África.


Como os cristãos são perseguidos n
o Oriente Médio?


No Oriente Médio, há forte pressão familiar e social contra aqueles que optam por deixar o islã e, em casos extremos, essas respostas são violentas. Os considerados apóstatas podem enfrentar sanções nos tribunais de status pessoal da sharia (conjunto de leis islâmicas), como divórcio forçado e remoção da guarda dos filhos. Aqueles que optam por deixar o islã são especialmente vulneráveis em áreas controladas pela oposição.


Cristãos de origem muçulmana são pressionados pela família já que a conversão lhes traz grande desonra


Em áreas controladas por grupos islâmicos radicais, a maioria das igrejas foi demolida ou usada como centro islâmico. As expressões públicas da fé cristã são proibidas e os prédios da igreja não podem ser reparados ou restaurados, independentemente de o dano ter sido colateral ou intencional. Cristãos de origem muçulmana são especialmente pressionados pela família, pois a conversão lhes traz uma grande desonra. Os convertidos correm o risco de serem expulsos das casas de seus familiares.


O tribalismo é caracterizado pela lealdade à própria tribo ou família e pelas antigas normas e valores que elas incorporam. Em muitos países do Oriente Médio, o tribalismo está muito misturado com o islã e afeta especialmente os cristãos de origem muçulmana. A força e a existência desse mecanismo variam de acordo com a região e o tamanho das cidades.


Como a Portas Abertas apoia os cristãos
no Oriente Médio?


Cristãos sírios recebem ajuda da Portas Abertas por meio de igrejas transformadas em Centros de Esperança


A Portas Abertas fortalece os cristãos perseguidos no Oriente Médio, por meio de distribuição de Bíblias, treinamento bíblico, de liderança e discipulado, cuidados pós-trauma, ajuda emergencial, apoio prático para deslocados internos, Centros de Esperança (que apoiam cristãos sírios e suas comunidades), projetos de desenvolvimento socioeconômico e de reabilitação, reconstrução de casas, campanhas de oração, presença ministerial online, iniciativas cristãs multimídias e advocacy.


Socorra cristãos em perseguição extrema


Mais de 360 milhões de cristãos enfrentam perseguição no mundo, mas há muitos no Oriente Médio que podem morrer por seguir a Jesus. Com apenas uma doação você socorre seguidores de Jesus com grandes necessidades físicas, emocionais e espirituais.


Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco