Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Síria
Posição no ranking:6
Bandeira-Síria
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Corrupção e crime organizado, Protecionismo denominacional, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
90
Religião
Islamismo
Capital
Damasco
População
25,4 MILHÕES
População cristã
300 MIL

Como é a perseguição aos cristãos na Síria? 

A situação na Síria tornou-se ainda mais grave para os cristãos no último ano. Desde a queda do regime Assad, em dezembro de 2024, que esteve por mais de cinquenta anos no poder, o país está majoritariamente sob controle do grupo extremista islâmico Hay’at Tahrir al-Sham (HTS, da sigla em árabe), cuja origem está vinculada à Al-Qaeda. Apesar de o grupo tentar mostrar uma postura mais moderada do que a que tinha antes e procurar realizar encontros para dialogar com comunidades cristãs tradicionais, ainda é cedo para saber os impactos dessa nova liderança.  

Desde a mudança de regime, a instabilidade generalizada levou a confrontos violentos que causaram mortes e afetaram outras minorias religiosas, como drusos e alauitas. Os cristãos sírios vivem no meio desse fogo cruzado e têm enfrentado ainda mais insegurança desde outubro de 2024, quando as operações militares do grupo Estado Islâmico foram retomadas e isso levou a um ataque mortal a uma igreja em Damasco em junho de 2025

A Síria subiu para o Top10 da Lista Mundial da Perseguição 2026, com aumento acentuado de pressão e violência. Em 2025, estava em 18º lugar, mas agora ocupa o sexto. Isso mostra que o país está na situação mais perigosa da sua história desde a ocupação do Estado Islâmico em extensas áreas do território sírio.  

Durante a guerra civil na Síria, os cristãos sofreram desproporcionalmente com combates e deslocamentos. Sob o novo governo interino, eles ficaram ainda mais vulneráveis por causa do vácuo de liderança política e desmobilização das forças militares. Além disso, cristãos foram acusados de ligações com o Ocidente e de proximidade com o regime de Bashar al-Assad, o que expôs as comunidades cristãs a violência direcionada, discriminação e marginalização social.  

A Constituição interina de março de 2025 centraliza o poder no presidente e estabelece a sharia (conjunto de leis islâmicas) como principal fonte legislativa, oferecendo pouca proteção às minorias religiosas. O poder político continua fragmentado, com grupos sectários e milícias ganhando influência. A situação da segurança, agravada por ataques violentos, como o que ocorreu na igreja em Damasco em junho de 2025, continua incerta na Síria. 

A suspensão parcial das sanções em meados de 2025 abriu canais de reconstrução e comércio, mas o impacto sobre as comunidades cristãs permanece incerto. 

Como as mulheres são perseguidas na Síria? 

Mulheres de minorias religiosas, como as cristãs, correm risco de sequestro, assédio sexual e violência sexual. Estigmas culturais e o medo de represálias impedem as vítimas de denunciar as agressões. Mulheres cristãs de origem muçulmana são vítimas de violência da própria família e podem ser forçadas a casar com muçulmanos ou a se divorciar e perder a guarda dos filhos. 

Como os homens são perseguidos na Síria? 

Cristãos desempregados têm imensa dificuldade para conseguir trabalho, e os que já têm um emprego raramente são promovidos. Cristãos de origem muçulmana são submetidos a uma pressão ainda maior e podem ser ameaçados pela própria família, agredidos ou deserdados. Eles também são muito pressionados para se casarem com mulheres muçulmanas. Muitos homens cristãos deixam a Síria por causa dessa pressão, resultando no declínio da população e desestabilização da comunidade cristã síria. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Síria? 

A Portas Abertas atua por meio de parceiros locais e igrejas na Síria para fortalecer os cristãos por meio da distribuição de Bíblias e literatura cristã, treinamento e discipulado, cuidados pós-trauma, ajuda emergencial, projetos de geração de renda e apoio socioeconômico. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na Síria? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.   

QUERO AJUDAR 

Quem persegue os cristãos na Síria 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Síria são: opressão islâmica, paranoia ditatorial, opressão do clã, corrupção e crime organizado e protecionismo denominacional. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Prédio destruído na Síria

Pedidos de oração da Síria 

  • Ore para que os cristãos encontrem paz e segurança em meio à incerteza após a queda do regime Assad. 
  • Peça a Deus que toque o coração daqueles que atacam os cristãos na Síria, para que abandonem a violência e encontrem paz e arrependimento em Cristo. 
  • Interceda para que os cristãos de origem muçulmana encontrem amor e comunhão na família da fé quando são rejeitados por seus familiares. 
  • Ore para que as vítimas do ataque à igreja em Damasco sejam curadas de qualquer trauma e sintam a presença de Deus. 

Mais informações sobre o país