Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Iraque
Posição no ranking:18
Bandeira-Iraque
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Corrupção e crime organizado, Protecionismo denominacional, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
79
Religião
Islamismo
Capital
Bagdá
População
47,5 MILHÕES
População cristã
187 MIL

Como é a perseguição aos cristãos no Iraque? 

Igrejas históricas e evangélicas no Iraque enfrentam ameaças de violência, intolerância e discriminação, especialmente de extremistas islâmicos e líderes não cristãos. Elas também sofrem discriminação por parte de órgãos governamentais. Cristãos iraquianos que se convertem do islã enfrentam pressão da família e da sociedade e correm risco de violência e perda de direitos. 

A principal pressão sobre os cristãos iraquianos vem de milícias xiitas apoiadas pelo Irã. Operações militares turcas e iranianas no Curdistão iraquiano, visando o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), danificaram severamente vilas cristãs, expulsando muitos cristãos de suas casas.  

Em abril de 2025, um ataque foi realizado por um simpatizante do grupo Estado Islâmico durante um desfile do Ano Novo Assírio, ferindo dois cristãos. Além disso, civis cristãos no Iraque relatam repetidamente apreensões de suas propriedades por grupos políticos, econômicos e sociais influentes. Esse é um problema que o governo iraquiano luta para resolver há mais de duas décadas. Por fim, três cristãos de origem muçulmana foram mortos em razão da nova fé.  

Como as mulheres são perseguidas no Iraque? 

Em algumas partes do Iraque, mulheres e meninas cristãs usam véus por segurança, pois estar sem véu pode levar a assédio ou apedrejamento público. Há impunidade geral para violações contra cristãos, seja sequestro ou abuso sexual. Convertidas do islã são vulneráveis a prisão domiciliar, espancamentos, casamento forçado, assédio sexual e até “crimes de honra”. 

Em janeiro de 2025, o parlamento iraquiano aprovou uma lei permitindo que autoridades religiosas determinem questões de status pessoal, efetivamente permitindo que meninas de apenas nove anos se casem. Meninas cristãs também podem ser “atraídas” por homens muçulmanos, que as assediam e as coagem ao casamento. 

Como os homens são perseguidos no Iraque? 

Cristãos, especialmente os de origem muçulmana, enfrentam discriminação no trabalho, particularmente no setor público. Eles podem sofrer pressão para deixar seus cargos, ter dificuldade para conseguir emprego ou enfrentar exploração no local de trabalho. Como os homens são geralmente os principais provedores da família, a perda de emprego impacta todo o lar.  

Convertidos do islã são particularmente vulneráveis à rejeição da família, ameaças ou mortes. Em uma cultura que preza pela honra, esses arriscam serem rejeitados pelos parentes, sofrerem ameaças ou serem mortos. Cristãos, independentemente do contexto de origem, também enfrentam ameaças de extremistas islâmicos. Esses perigos podem levar homens a deixar o país, o que afeta famílias e enfraquece as igrejas locais ao reduzir seu potencial de liderança. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos no Iraque? 

Em cooperação com parceiros e igrejas locais, a Portas Abertas apoia cristãos perseguidos por meio de ministério de presença, treinamento, distribuição de Bíblias e literatura cristã, apoio em oração, ajuda emergencial e desenvolvimento socioeconômico. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos no Iraque? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.   

QUERO AJUDAR 

Quem persegue os cristãos no Iraque 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Iraque são: opressão islâmica, opressão do clã, corrupção e crime organizado e paranoia ditatorial.   

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentos ou não violentos, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo.  

Pastor de ovelhas e seu rebanho no Iraque

Pedidos de oração do Iraque

  • Ore por proteção e provisão aos cristãos de origem muçulmana, que enfrentam perseguição da família, da comunidade e do governo.  
  • Clame para que os cristãos sejam sal e luz em suas comunidades e que Deus abençoe os que são chamados a permanecer no país.  
  • Ore pelas vítimas de ataques extremistas e para que as raízes desse ódio sejam transformadas pelo amor de Jesus. 

Mais informações sobre o país