Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Catar
Posição no ranking:44
QA
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Opressão do clã
Pontuação na pesquisa
67
Religião
Islamismo
Capital
Doha
População
2,7 MILHÕES
População cristã
390 MIL

Como é a perseguição aos cristãos no Catar?

Seja nativo ou migrante, cristãos no Catar podem enfrentar obstáculos enormes para expressar e compartilhar sua fé. O islã é a religião oficial, com a política e a cultura do Catar ditadas pela estrita adesão ao islamismo wahhabita e à sharia (conjunto de leis islâmicas). Essa é uma identidade que o Catar deseja manter enquanto acolhe um número cada vez maior de trabalhadores migrantes. Isso pode tornar a vida muito difícil para convertidos catarianos – principalmente porque a mudança de religião não é reconhecida pelas autoridades. A conversão pode causar sérios problemas legais relacionados ao estado civil e à propriedade. Pressão adicional pode vir da família e da comunidade local. 

Trabalhadores migrantes que deixam a religião em que cresceram podem enfrentar hostilidade de colegas semelhante à de seus países de origem. Para aqueles que vivem e trabalham em condições precárias, os desafios podem ser especialmente agudos. 

Estrangeiros enfrentam outras dificuldades, como a falta de espaço suficiente para igrejas no Complexo Religioso oficial fora de Doha. Mesmo que haja espaço, as igrejas devem ter cuidado com a forma como se envolvem com a comunidade em geral, pois evangelizar muçulmanos é estritamente proibido e pode levar à acusação. Migrantes também podem enfrentar pressão para se converter ao islã. 

Como as mulheres são perseguidas no Catar?

Dadas as normas religiosas e culturais no Catar, mulheres e meninas que se convertem do islã ao cristianismo podem ser especialmente vulneráveis à perseguição. Isso inclui prisão domiciliar, abuso físico, tratamento médico forçado e exorcismo, casamento forçado e assassinatos por “honra”. Empregadas domésticas que trabalham no Catar, muitas das quais são cristãs, frequentemente enfrentam assédio sexual ou são tratadas como escravas. 

Como os homens são perseguidos no Catar?

Se descobertos como cristãos, homens podem enfrentar divórcio, separação dos filhos, expulsão de casa e outras ameaças. Seu emprego e segurança financeira de longo prazo também podem ser afetados. Líderes de igrejas, geralmente homens, são obrigados a relatar às autoridades detalhes das atividades da igreja e estão sujeitos a escrutínio.

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos no Catar?

A Portas Abertas apoia o corpo de Cristo na Península Arábica com distribuição de Bíblias e literatura cristã, além de discipulado e treinamento de líderes cristãos.

Como posso ajudar os cristãos perseguidos no Catar?

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos no Catar?

O termo “tipo de perseguição”  é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Catar são: opressão islâmica, opressão do clã e paranoia ditatorial. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violentos ou não violentos, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Prédios em cidade no Catar

Pedidos de oração do Catar

  • Louve a Deus pelas igrejas e líderes que servem comunidades expatriadas e por poderem fazer isso abertamente. 
  • Catarianos nativos não podem se converter livremente do islã. Ore para que haja liberdade de fé e crença. 
  • Peça a Deus que proteja cristãos secretos no Catar, para que estejam seguros contra agressões ou prisão.

Mais informações sobre o país