Catar completa 51 anos de independência

País que sediará a Copa do Mundo 2022 subiu 11 posições na Lista Mundial da Perseguição 2022

Portas Abertas • 3 set 2022


Muitos cristãos foram para o Catar procurando trabalho e vivem sob intensa pressão

Muitos cristãos foram para o Catar procurando trabalho e vivem sob intensa pressão

Em 1971, o Catar se tornou independente do Reino Unido. O pequeno país fica na Península Arábica e é conhecido como o país mais rico do mundo. O Catar será a sede dos jogos da Copa do Mundo 2022, que acontecerão entre novembro e dezembro deste ano. O governo é uma monarquia dominada pela família al-Thani há quase 150 anos. As autoridades enxergam a democracia e o cristianismo como influências do Ocidente, por isso limitam a participação popular no governo e pressionam os cristãos e as igrejas no país. 


A ascensão econômica deve-se ao auge da exploração de petróleo em 1974. Muitos estrangeiros, incluindo cristãos, escolheram ir para o Catar para trabalhar na indústria petrolífera. O país de maioria muçulmana conservadora proíbe evangelismo e não aceita a conversão de muçulmanos ao cristianismo. 
 


Quando um muçulmano decide seguir a Jesus, além de perder o relacionamento com a família, que o considera traidor, torna-se um pária social. Seus documentos e outros registros são restritos por causa da conversão, privando cristãos de diversos direitos. A conversão ao cristianismo
é considerada apostasia e as famílias muçulmanas pressionam para que os convertidos retornem ao islã e não falem sobre a fé em Jesus. Além dos valores do islamismo, normas tribais também são impostas aos cristãos no Catar. 


O Catar subiu 11 posições na
Lista Mundial da Perseguição 2022, alcançando a 18ª posição. A alta pontuação deve-se à grande pressão sobre os cristãos. A prática da fé é vigiada e o compartilhamento de qualquer religião que não seja a muçulmana é proibido. Os cultos só podem ser feitos nas casas ou em alguns poucos locais autorizados pelo governo. Acusados de evangelismo podem ser condenados a dez anos de prisão. 


Pedidos de oração
 

  • Ore pelos cristãos que vivem no Catar para que tenham liberdade para cultuar e se mantenham firmes em Jesus apesar da perseguição. 
  • Interceda pelos familiares de cristãos que deixaram o islamismo, para que respeitem a conversão e também conheçam a maravilhosa graça de Jesus. 
  • Rogue ao Senhor para que, seja durante a Copa do Mundo ou em outras oportunidades, os cristãos possam anunciar as boas novas do evangelho no país. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco