Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Marrocos
Posição no ranking:23
Bandeira-Marrocos
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial
Pontuação na pesquisa
75
Religião
Islamismo
Capital
Rabat
População
38,5 MILHÕES
População cristã
37,4 MIL

Como é a perseguição aos cristãos no Marrocos? 

A monarquia do Marrocos afirma descender do profeta Maomé, e estima-se que 99% da população seja muçulmana. Isso mostra como é raro e arriscado para alguém se converter ao cristianismo – tão incomum que alguns cristãos acreditam ser os únicos seguidores de Jesus em sua região ou até no país inteiro. 

Apesar de estar cada vez mais influenciado pelo Ocidente, o Marrocos mantém uma forte identidade islâmica, tornando perigoso para qualquer pessoa escolher seguir a Jesus, especialmente os jovens. 

Um grande desafio para os cristãos, tanto marroquinos quanto estrangeiros, é que é ilegal “abalar a fé de um muçulmano”. Isso significa que qualquer conversa sobre fé pode ser arriscada, levando ao risco de prisão. 

Cristãos de origem muçulmana podem enfrentar intensa pressão para renunciar à fé, com táticas que incluem isolamento, demissão, expulsão, violência e até tratamentos supersticiosos por imãs (líderes muçulmanos). 

Mesmo que alguns juízes apoiem casos de cristãos de origem muçulmana no tribunal, pressões familiares muitas vezes tornam suas decisões irrelevantes. Assim, muitos cristãos mantêm a fé em segredo. 

Apesar de, às vezes, dialogar com defensores dos direitos dos cristãos, as autoridades monitoram atividades cristãs e interrogam líderes de igrejas. Vários seguidores de Jesus foram pressionados a denunciar sua própria comunidade cristã. 

Como as mulheres são perseguidas no Marrocos? 

No Marrocos, expectativas culturais limitam o papel das mulheres na sociedade, especialmente em áreas rurais. As que se convertem ao cristianismo podem enfrentar restrições ainda maiores, incluindo prisão domiciliar, separação dos filhos e casamento forçado. Também pode haver pressão para usar roupas muçulmanas e participar de ritos religiosos. O abuso sexual é um tabu associado à honra familiar, tornando-se uma ferramenta poderosa para coerção religiosa. 

Como os homens são perseguidos no Marrocos? 

Homens que abandonam sua formação muçulmana para seguir a Jesus são vistos como uma vergonha para a família. Isso pode ter consequências severas – incluindo ostracismo, perda de herança e divórcio. O emprego também pode ser afetado, com implicações para todos os membros. 

Homens têm maior probabilidade de atrair hostilidade das autoridades, especialmente se forem líderes de igrejas. Todos os anos, há relatos de que cristãos foram presos. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos no Marrocos? 

Parceiros locais da Portas Abertas apoiam a igreja no Norte da África por meio de treinamento de liderança, ajuda socioeconômica, apoio em oração e cuidados pós-trauma. 

Como posso ajudar cristãos perseguidos no Marrocos?  

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos no Marrocos? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Marrocos são: opressão islâmica e paranoia ditatorial. 

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Paisagem do Marrocos. Há casas em contraste com as montanhas.

Pedidos de oração do Marrocos

  • Ore para que Deus atenda às necessidades dos líderes da igreja marroquina, que desejam participar de treinamentos e crescer como liderança. 
  • Clame para que cristãs de origem muçulmana encontrem apoio e comunhão para resistir à perseguição de suas famílias, comunidades e autoridades. 
  • Interceda por coragem e sabedoria a todos os cristãos marroquinos, para que compartilhem o amor de Jesus. 
  • Ore para que o Espírito Santo toque e transforme a mente e o coração dos muçulmanos radicais. 

Mais informações sobre o país