Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Butão
Posição no ranking:34
Bandeira-Butao
Tipo de perseguição
Nacionalismo religioso
Pontuação na pesquisa
71
Religião
Budismo
Capital
Thimphu
População
884 MIL
População cristã
19,3 MIL
1736536060_1736536060-36_Butão_1

Como é a perseguição aos cristãos no Butão?

Apesar de ser um Estado laico, Butão é sinônimo de budismo. Presume-se que todos os cidadãos sigam a fé budista, e convertidos a outras religiões enfrentam maior discriminação e perseguição. 

Como em muitos outros lugares do mundo, é enorme a pressão sobre os convertidos ao cristianismo para que renunciem à nova fé. Na verdade, o caráter de unidade de muitas comunidades torna muito difícil para os cristãos expressarem sua fé, pois suspeitas podem ser relatadas às autoridades. Monges budistas podem ser agressivos em sua oposição aos cristãos, especialmente em áreas rurais. As autoridades, não querendo perturbar a ordem estabelecida, podem deixar os seguidores de Jesus ainda mais expostos. Reuniões são secretas, assim como batismos, e atividades evangelísticas são proibidas e podem levar os praticantes à prisão por até três anos. 

Outro problema para os cristãos diz respeito a um documento conhecido como “certificado de não objeção” (NOC, da sigla em inglês). Esse é emitido pelas autoridades locais para confirmar que o indivíduo em questão é um bom cidadão, sendo necessário para solicitações de empréstimos e empregos. Se os cristãos tiverem esse certificado negado, isso pode aumentar a discriminação e o isolamento que enfrentam. 

Como as mulheres são perseguidas no Butão?

Embora a sociedade butanesa seja tradicionalmente matriarcal, mulheres cristãs podem enfrentar pressão significativa da família e da comunidade. Como o divórcio é fácil de se obter e a poligamia permite que maridos tenham outra esposa, cristãs convertidas podem sofrer a perda do casamento e ficar vulneráveis a violência doméstico e reconversão forçada. As solteiras podem ser forçadas ao casamento. 

Como os homens são perseguidos no Butão?

Para homens no Butão, escolher seguir a Jesus pode custar-lhes casa, emprego, herança, amizades e sua posição na sociedade. Aqueles que são líderes de igreja podem enfrentar pressão ainda maior, com relatos de detenções no último ano. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos no Butão?

Os parceiros da Portas Abertas fortalecem a Igreja Perseguida no Butão por meio de oração e de projetos de ajuda emergencial. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos no Butão?

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos no Butão?

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. O tipo de perseguição aos cristãos no Butão é: nacionalismo religioso

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Paisagem do Butão, com casas e montanhas ao fundo

Pedidos de oração do Butão

  • Ore para que os cristãos no Butão continuem se reunindo, independentemente do registro oficial, e para que aqueles que trabalham pela legalização da igreja local tenham sucesso. 
  • O Butão é construído em torno de crenças budistas. Interceda pelos cristãos no Butão que se converteram do budismo e podem enfrentar dificuldades por isso. 
  • Clame pelos parceiros da Portas Abertas no Butão que ajudam a apoiar a igreja com oração e ajuda emergencial. Peça a Deus que dê a esses parceiros esperança e alegria no ministério.

Mais informações sobre o país