Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.
Nigéria
Posição no ranking:7
Tipo de perseguição
Opressão islâmica, Paranoia ditatorial, Corrupção e crime organizado, Opressão do clã, Hostilidade etno-religiosa
Pontuação na pesquisa
89
Religião
Islamismo, Cristianismo
Capital
Abuja
População
234,5 MILHÕES
População cristã
107,2 MILHÕES

Como é a perseguição aos cristãos na Nigéria?

Na Nigéria, os cristãos enfrentam perseguição a ponto de ser o país mais violento do mundo para seguidores de Jesus há muitos anos. No Norte da Nigéria, 12 estados implementaram a lei islâmica, criando um sistema em que os cristãos vivem como cidadãos de segunda classe, e a conversão de muçulmanos para o cristianismo pode ser severamente punida.  

Grupos militantes islâmicos operam com violência em todo o Norte e Centro do país. Entre eles estão Boko Haram e Estado Islâmico da Província da África Ocidental (ISWAP, da sigla em inglês) que têm os cristãos como alvo de ataques, assim como quaisquer propriedades que pertençam aos seguidores de Jesus. Outros cristãos, especialmente agricultores na região do Cinturão Médio da Nigéria, enfrentam militantes islâmicos entre o povo fulani, que atacam comunidades cristãs com violência terrível. 

Nos últimos anos, a violência aumentou e se espalhou para estados do Sul, com ataques muitas vezes organizados por militantes fulani escondidos em florestas. Outro fator de insegurança para os cristãos no Sudeste da Nigéria é o grupo separatista Povos Indígenas de Biafra (IPOB, da sigla em inglês), que tenta formar sua própria nação, mas também oprime cristãos, especialmente líderes que não concordam com sua ideologia.  

A violência continua sem controle na Nigéria, mantendo o país no Top10 da Lista Mundial da Perseguição 2026. Centenas de cristãos foram mortos e milhões deslocados por ataques de militantes islâmicos, principalmente extremistas entre o povo fulani, além de Boko Haram e ISWAP. Novos grupos extremistas também estão surgindo, aumentando a insegurança para cristãos na Nigéria. 

Como as mulheres são perseguidas na Nigéria?

Mulheres e meninas cristãs enfrentam riscos extremos de ataques de militantes fulani, de membros dos grupos extremistas Boko Haram e ISWAP ou de bandidos em geral que usam sequestro para obter o dinheiro do resgate. Mulheres cristãs são vítimas de violência e escravidão sexual, casamento forçado, sequestro e assassinatos. Casamentos infantis são comuns entre meninas socioeconomicamente vulneráveis. Além disso, com frequência, as mulheres veem seus maridos e filhos serem agredidos e mortos. Mesmo em campos de deslocados internos, mulheres e meninas cristãs enfrentam violência sexual e casamentos forçados. 

Como os homens são perseguidos na Nigéria?  

Homens e meninos cristãos são assassinados por diversos grupos militantes na Nigéria. Quando sobrevivem aos ataques, correm o risco de ser sequestrados para cobrança de resgate ou de recrutamento forçado para esses grupos. Em algumas partes do país, os homens enfrentam discriminação na educação e no mercado de trabalho. Nos campos de deslocados internos, muitos homens ficam traumatizados por serem forçados a testemunhar atos de violência contra suas esposas e filhas. Alguns homens tentam retornar aos seus vilarejos para cultivar as terras que possuem e garantir a sobrevivência da família, mas correm risco de emboscadas e morte quando tomam essa decisão. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Nigéria?

A Portas Abertas trabalha por meio de igrejas locais parceiras para fortalecer cristãos na Nigéria com apoio imediato e a longo prazo, cuidados pós-trauma, treinamento de preparação para a perseguição, discipulado, ajuda emergencial e projetos de geração de renda. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na Nigéria?

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.    

QUERO AJUDAR  

Quem persegue os cristãos na Nigéria? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Nigéria são: hostilidade etno-religiosa, opressão islâmica, paranoia ditatorial, corrupção e crime organizado e opressão do clã.  

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente, são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. 

Família nigeriana sentada na entrada de casa

Pedidos de oração da Nigéria

  • Ore para que os milhões de cristãos deslocados na Nigéria encontrem esperança e estabilidade. 
  • Clame para que a luz do evangelho brilhe onde hoje há ódio e dor e, assim, transforme a vida dos que fazem planos de destruição que atingem os cristãos na Nigéria. 
  • Peça a Deus sabedoria para que os governantes da Nigéria tenham compaixão e estratégias eficazes para cessar a violência extrema no país.  

Mais informações sobre o país