Ataques suicidas em série atingem a Nigéria
Publicado em 03 jul 2024

*Conteúdo sensível: violência extrema
No último sábado, 29 de junho, uma série de bombardeios suicidas atingiu Gwoza, no Nordeste da Nigéria. Ao menos 32 pessoas foram mortas e o número de vítimas continua crescendo. O ataque não teve motivações religiosas e os cristãos não foram os primeiros alvos dos radicais nesse incidente.
De acordo com Amos Amly, um pastor local, homens-bomba invadiram a festa de casamento de uma família muçulmana onde estima-se que sete pessoas morreram. Pouco depois, pessoas na rua que observavam os vestígios da explosão foram atacadas por um segundo homem-bomba, causando mais 20 mortes.
Enquanto as famílias enlutadas sepultavam algumas vítimas, um terceiro homem-bomba atacou e causou a morte de outras cinco pessoas, duas delas eram cristãs. Ninguém alegou a responsabilidade pelo ataque, mas presume-se que tenha sido uma ação do ISWAP, uma facção do grupo extremista Boko Haram.
Segundo a agência de notícias BBC, esse é o segundo ataque em quatro meses no estado de Borno, que é o epicentro da insurgência islâmica que começou há 15 anos na Nigéria. O ataque aconteceu um dia depois de os militantes matarem 17 pessoas que se recusaram a pagar o “imposto da colheita” – uma forma de extorção ilegal – ao ISWAP quando viajavam do vilarejo de Gurokayeya para outra região em Gwoza.
Os ataques recentes aumentam a preocupação de novos incidentes e do potencial dos extremistas de causar grandes danos à população na Nigéria. Atualmente, a Nigéria é o país com maior índice de violência contra cristãos na Lista Mundial da Perseguição e a população em geral sofre com o avanço de grupos extremistas.
30 dias de oração pela África Subsaariana
A igreja na África Subsaariana precisa de nossaajuda em oração para sobreviver à violência que cresce a cada dia na região. Participe do desafio e ore durante 30 dias pela África Subsaariana. Baixe oGuia de oração: Desperta Áfricanolink.
Pedidos de oração
- Clame a Deus pelo fim da violência na Nigéria.
- Interceda por consolo e força para todas as famílias que perderam entes queridos nos ataques.
A Redação Portas Abertas Brasil é a equipe editorial com mais de 40 anos de atuação na cobertura da perseguição aos cristãos no mundo. Publica notícias baseadas em relatos diretos de correspondentes e cristãos locais em mais de 70 países. Nosso processo editorial é baseado em verificação, contextualização e avaliação de riscos. A identidade das fontes é preservada quando há risco de segurança, sem comprometer a veracidade dos fatos.
Notícias relacionadas

#VoicesforJustice: justiça para Leah Sharibu e meninas raptadas na Nigéria

Projeto Pérola: 45 anos do envio de um milhão de Bíblias para a China








