A dupla vulnerabilidade da mulher cristã

Entenda como acontece a perseguição às seguidoras de Jesus

Portas Abertas • 08 mai 2021


Em diversos países, as mulheres e as meninas cristãs enfrentam dupla vulnerabilidade: por serem mulheres e por serem cristãs

Em diversos países, as mulheres e as meninas cristãs enfrentam dupla vulnerabilidade: por serem mulheres e por serem cristãs

Em muitos países, homens e mulheres são perseguidos por escolherem a Cristo. A Lista Mundial da Perseguição 2022, realizada todos os anos pela Portas Abertas, traz o ranking dos países onde existe mais perseguição aos cristãos. Mas a perseguição é ainda mais intensa para as mulheres, que lidam com a hostilidade também ligada ao gênero. Ou seja, as seguidoras de Jesus são duplamente vulneráveis: por serem mulheres e por serem cristãs.  

O que o gênero tem a ver com a perseguição religiosa?

Em algumas culturas, as mulheres são vistas como inferiores aos homens e por isso lidam com desvantagens sociais. Muitas não podem trabalhar e são excluídas de acesso aos mesmos direitos que os homens. Essa exclusão as torna alvos fáceis dos perseguidores e extremistas, porque o sofrimento das mulheres é, muitas vezes, ignorado por todos ao redor.  

Por serem mais vulneráveis perante a sociedade, as mulheres e meninas cristãs estão mais propícias à perseguição


As cristãs estão mais propensas a enfrentar violências ocultas, como casamento forçado, agressão sexual, prisão domiciliar, entre outros. Esses tipos de perseguição são menos prováveis de acontecer com homens, principalmente em países onde o patriarcado é mais forte e os homens mantêm o poder primário, ocupando cargos de autoridade e privilégios sobre as mulheres.

A dupla vulnerabilidade das mulheres cristãs não exclui a perseguição realizada contra os homens e meninos que também seguem a Cristo. Homens e meninos cristãos não estão isentos de perseguição. Eles são mais propensos a experimentar formas visíveis de perseguição, como serem agredidos publicamente, mortos, demitidos de empregos ou presos.

Como a perseguição às mulheres afeta também os homens cristãos?

Além de serem perseguidas em níveis mais complexos e amplos, muitas cristãs também são alvos de violência como forma de atingirem os homens cristãos. A violência contra filhas e esposas de líderes cristãos também acontece com frequência e os extremistas buscam atingir o bem mais precioso dos cristãos: a família.  

O líder cristão Boutros, do Sudeste Asiático, se recusou a parar de compartilhar a fé e a palavra de Deus entre os membros de sua comunidade, mesmo com a pressão dos grupos extremistas. Então, como forma de atingir o líder e fazê-lo parar de falar de Cristojihadistas sequestraram a filha dele, Lucina, de 19 anos. A jovem cristã foi agredida e forçada a se casar. Lucina só foi resgatada após três meses do sequestro e estava traumatizada, desnutrida e grávida.  

A perseguição às mulheres cristãs também acontece como forma de atingir os líderes cristãos e as famílias


Mulheres e meninas como Lucina são constantemente usadas para afetar líderes e comunidades cristãs. Muitos autoridades muçulmanas encorajam e incentivam que os homens se casem com cristãs, como forma de abalar as comunidades cristãs e aumentar os números de seguidores de Maomé.

A Portas Abertas trabalha nas igrejas para treinar e equipar líderes, para que saibam proteger as congregações, criando medidas de proteção e resiliência. O trabalho de parceiros locais lembra os cristãos dos fundamentos bíblicos, para que eles sejam encorajados a responder à perseguição com amor e solidariedade na família e na comunidade em que estão inseridos. 

O objetivo final é que as mulheres e meninas cristãs deixem de ser perseguidas por serem vistas como mais vulneráveis perante a sociedade e tenham seus direitos e liberdades garantidas. 

Apoie cristãs vulneráveis na Nigéria

Mulheres cristãs são alvos dos extremistas islâmicos na Nigéria. Durante os ataques nas vilas, as mais jovens costumam ser sequestradas e forçadas a se casarem com os jihadistas. Já as mais velhas têm os maridos e filhos assassinados. Apoie nossas irmãs viúvas e seja canal da graça de Deus para elas e para os filhos. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco