#DIP2017: a Igreja Perseguida na África Subsaariana

| 01/11/2016 - 00:00


01-eritreia-menino-sorrindo

O Domingo da Igreja Perseguida (DIP) é um movimento de oração, um desafio que a igreja brasileira livre de perseguição recebe para conhecer mais, orar e fazer mais por nossos irmãos perseguidos em determinada região.

A região escolhida para este ano foi a África Subsaariana, ao sul do Saara, que é tomada por conflitos internos, guerras civis, invasão e violência por parte de grupos extremistas islâmicos, afetando profundamente o cristão que vive e é perseguido nesses países.

Os três maiores e mais violentos grupos radicais islâmicos agem nesses países e fazem milhares de vítima por ano: o Seleka, o Boko Haram e o Al-Shabaab. Juntos esses grupos já dizimaram aldeias inteiras, sequestraram e violentaram mulheres, levando morte e terror por onde passam.

Além dessa ameaça outra grande fonte de perseguição na região são as leis e os próprios governos declaradamente contra o cristianismo. Parte dos países da África Subsaariana compõe a Classificação da Perseguição Religiosa 2016, e 60% desses estão entre os 2º primeiros colocados.

O primeiro país da classificação que se encontra na África Subsaariana é a Eritreia (3º na Classificação) e tem tanto o seu governo, como declaração recente de independência, que trouxe diversos conflitos para a região, como o nível de pobreza e perseguição religiosa altos. Igrejas foram fechadas, cristãos são proibidos de fazer reuniões em grupos menores, e quando um grupo é pego louvando a Deus secretamente, são presos em condições subhumanas em contêineres e em prisões subterrâneas.

Além da Eritreia, vários outros países compõem a África Subsaariana e pedem que oremos por eles: Somália, Sudão, Nigéria, Quênia, Etiópia, República Centro-Africana, Tanzânia, Mali e Níger.

Esses países foram pauta de matérias na edição de novembro da Revista Portas Abertas, que também traz os desafios da igreja no Oriente Médio e outras notícias sobre nossos irmãos perseguidos pelo mundo. Se você ainda não recebe a revista, entre em contato pelo número (11) 2348-3330 ou pelo email falecom@portasabertas.org.br

Juntos pela África
No dia 11 de junho, data escolhida para o Domingo da Igreja Perseguida 2017, juntos faremos mais pelos nossos irmãos da África Subsaariana.
Saiba mais  


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE