#DIP2017: a Igreja Perseguida na África Subsaariana

Portas Abertas • 1 nov 2016


01-eritreia-menino-sorrindo

O Domingo da Igreja Perseguida (DIP) é um movimento de oração, um desafio que a igreja brasileira livre de perseguição recebe para conhecer mais, orar e fazer mais por nossos irmãos perseguidos em determinada região.

A região escolhida para este ano foi a África Subsaariana, ao sul do Saara, que é tomada por conflitos internos, guerras civis, invasão e violência por parte de grupos extremistas islâmicos, afetando profundamente o cristão que vive e é perseguido nesses países.

Os três maiores e mais violentos grupos radicais islâmicos agem nesses países e fazem milhares de vítima por ano: o Seleka, o Boko Haram e o Al-Shabaab. Juntos esses grupos já dizimaram aldeias inteiras, sequestraram e violentaram mulheres, levando morte e terror por onde passam.

Além dessa ameaça outra grande fonte de perseguição na região são as leis e os próprios governos declaradamente contra o cristianismo. Parte dos países da África Subsaariana compõe a Classificação da Perseguição Religiosa 2016, e 60% desses estão entre os 2º primeiros colocados.

O primeiro país da classificação que se encontra na África Subsaariana é a Eritreia (3º na Classificação) e tem tanto o seu governo, como declaração recente de independência, que trouxe diversos conflitos para a região, como o nível de pobreza e perseguição religiosa altos. Igrejas foram fechadas, cristãos são proibidos de fazer reuniões em grupos menores, e quando um grupo é pego louvando a Deus secretamente, são presos em condições subhumanas em contêineres e em prisões subterrâneas.

Além da Eritreia, vários outros países compõem a África Subsaariana e pedem que oremos por eles: Somália, Sudão, Nigéria, Quênia, Etiópia, República Centro-Africana, Tanzânia, Mali e Níger.

Esses países foram pauta de matérias na edição de novembro da Revista Portas Abertas, que também traz os desafios da igreja no Oriente Médio e outras notícias sobre nossos irmãos perseguidos pelo mundo. Se você ainda não recebe a revista, entre em contato pelo número (11) 2348-3330 ou pelo email falecom@portasabertas.org.br

Juntos pela África
No dia 11 de junho, data escolhida para o Domingo da Igreja Perseguida 2017, juntos faremos mais pelos nossos irmãos da África Subsaariana.
Saiba mais  

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco