A laicidade do Nepal favorece os cristãos

| 27/09/2015 - 00:00


Uma nova proposta da Constituição do Nepal, que teria tornado o país oficialmente hindu, não foi aprovada. A assembleia do Parlamento confirmou que o estado vai permanecer laico e a decisão foi apreciada pelas igrejas e minorias étnicas do país, mas gerou protestos de alguns grupos nacionalistas hindus.

De acordo com relatórios da Portas Abertas: ""Embora esta seja apenas uma das várias preocupações dos cristãos, sobre a nova Constituição, saber que o país continua laico é uma notícia de alívio para o momento. O Nepal foi um reino hindu até 2006, mas a proposta de tornar o hinduísmo como religião oficial do estado não foi aprovada pela maioria. Não quer dizer que os problemas foram resolvidos, mas pelo menos continuam no mesmo nível”.

O analista de perseguição explicou que o país está dividido em várias províncias federais, e as minorias étnicas causam grande preocupação. “Isso ficou mais claro depois dos confrontos violentos, ocorridos durante o processo de votação. A decisão da assembleia constituinte frustrou os grupos radicais hindus e fez com que eles reagissem atacando os cristãos. Em menos de 24 horas após a decisão, três igrejas no distrito oriental de Jhapa foram bombardeadas”, disse o analista. Não deixe de orar pelos cristãos nepaleses.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2023 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco