Portas Abertas • 27 set 2015
Uma nova proposta da Constituição do Nepal, que teria tornado o país oficialmente hindu, não foi aprovada. A assembleia do Parlamento confirmou que o estado vai permanecer laico e a decisão foi apreciada pelas igrejas e minorias étnicas do país, mas gerou protestos de alguns grupos nacionalistas hindus.
De acordo com relatórios da Portas Abertas: ""Embora esta seja apenas uma das várias preocupações dos cristãos, sobre a nova Constituição, saber que o país continua laico é uma notícia de alívio para o momento. O Nepal foi um reino hindu até 2006, mas a proposta de tornar o hinduísmo como religião oficial do estado não foi aprovada pela maioria. Não quer dizer que os problemas foram resolvidos, mas pelo menos continuam no mesmo nível”.
O analista de perseguição explicou que o país está dividido em várias províncias federais, e as minorias étnicas causam grande preocupação. “Isso ficou mais claro depois dos confrontos violentos, ocorridos durante o processo de votação. A decisão da assembleia constituinte frustrou os grupos radicais hindus e fez com que eles reagissem atacando os cristãos. Em menos de 24 horas após a decisão, três igrejas no distrito oriental de Jhapa foram bombardeadas”, disse o analista. Não deixe de orar pelos cristãos nepaleses.
© 2024 Todos os direitos reservados