Apoio às vítimas do terremoto na Síria continua

Veja as novidades sobre a situação na Síria e Turquia

Portas Abertas • 17 fev 2023


Igrejas oferecem alimento e abrigo para as vítimas em Latakia, Síria

Igrejas oferecem alimento e abrigo para as vítimas em Latakia, Síria

[Atualizado em 17/02 às 10h]

O último relatório de parceiros da Portas Abertas afirma que mais de 40 mil pessoas morreram por causa dos
terremotos que atingiram Turquia e Síria na semana passada. O número continua subindo conforme o trabalho das equipes de resgate avança procurando vítimas nos escombros.  


Mais de 60 mil pessoas ficaram feridas e inúmeras vítimas continuam sem poder voltar para casa, tanto por causa dos
prédios danificados ou em ruínas, quanto por causa da insegurança de novos tremores. Veja no vídeo as impressões dos cristãos na Síria. 

 


Na Síria, o terremoto agravou a crise que o país vive há 12 anos por causa da
guerra. A nação que já era abalada pelos traumas dos bombardeios e pela crise econômica que a guerra deixou, agora enfrenta essa nova crise humanitária.

Mesmo antes do terromoto, 90% da população síria já vivia abaixo da linha da pobreza. A maioria das vítimas diz "Durante a guerra, nossas casas eram um consolo e representavam um pouco de segurança. Depois do terremoto, nem nossas casas temos mais."
 


Ajuda emergencial
 


Na sexta-feira passada, parceiros locais da Portas Abertas conversaram com cristãos afetados pelo terremoto na Síria. Mais de 50 mil cristãos vivem nas cidades afetadas e muitos deles foram prejudicados pelo terremoto.
Os Centros de Esperança continuam oferecendo ajuda emergencial para as vítimas e um projeto de adequação de espaço para segurança e conforto de mulheres e crianças nessa crise está em avaliação.  


Parceiros locais também começaram a primeira etapa do trabalho de cuidados pós-trauma, formando a equipe para assistir as vítimas. Há a expectativa de que em breve algumas das pessoas possam voltar para casa, isso tornará o processo de ajuda menos centralizado e menos complicado. Até agora, duas mil famílias cristãs foram acolhidas e socorridas.


Na Turquia, igrejas estão oferecendo
água e cobertores na cidade de Hatay. Uma das parceiras locais disse: “Obrigada pelo apoio de vocês. Todos os dias, desde o terremoto, foram repletos de necessidades básicas. Água, comida, papel higiênico, velas, fraldas, todos esses itens estavam e estão em constante demanda por causa da crise. Orem por nós”.  


Ajuda emergencial para a Síria 


A crise humanitária que a guerra havia deixado na Síria foi agravada pelos terremotos. Com uma
doação, você ajuda nossos irmãos e irmãs na fé a receberem alimentos, água e outros itens de necessidades básicas nas igrejas sírias.  


Pedidos de oração
 

  • Ore para que todos aqueles que estão auxiliando as vítimas tenham força para continuar o trabalho. 
  • Interceda pelas famílias que estão fugindo para outras cidades e saindo da Turquia, para que façam viagens em segurança.  
  • Peça ao Senhor que ajude as vítimas a recomeçarem a vida e para que encontrem consolo durante o luto.  
  • Clame ao Senhor para que derrame a perfeita paz e o amor de Cristo sobre Síria e Turquia. 



Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco