Portas Abertas • 4 jul 2019
Estudantes universitários do Azerbaijão terão aulas de religião a partir de 2020
O Azerbaijão, país da Ásia Central que tem 95,3% de muçulmanos e 3,2% de cristãos, é oficialmente secular. Mas em abril deste ano, um oficial sênior do governo anunciou que aulas de religião seriam acrescentadas ao currículo das universidades e seriam compulsórias a partir de 2020, segundo informa o site EurasiaNet. Os adeptos do islamismo têm crescido no país desde a independência da União Soviética.
Uma declaração do governo afirmava que o curso ensinará sobre “radicalismo religioso, movimentos religiosos radicais, suas propagandas e métodos, valores morais e nacionais e a necessidade de protegê-los, e informações básicas sobre a política de Estado do Azerbaijão nessa direção”. Centenas de azeris se juntaram a grupos extremistas islâmicos internacionais nos últimos anos.
Sofie Bedford é uma pesquisadora da Universidade Uppsala da Suécia que estuda a religião no Azerbaijão. Ela afirma: “A introdução da religião nas escolas pode ser vista como uma nova tendência. Uma mudança recente no foco de prevenir a radicalização através de controle e restrições do Estado para ativamente estabelecer uma alternativa; seria a narrativa islâmica dominante e moderada, controlada e institucionalizada pelo Estado”.
Ore pelo Azerbaijão, que ocupa a 50ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2019. Clame para que a igreja deste pequeno país, com 9,9 milhões de habitantes, seja fortalecida no Senhor. Uma igreja forte cumpre seu papel de sal da terra e luz do mundo. Clame pela vida de cada cristão do país.
Fortaleça a igreja na Ásia Central
Diante dos desafios do avanço do islamismo, nossos irmãos da Ásia Central precisam ser fortalecidos para que, assim, possam alcançar outros. Uma das melhores maneiras de fazer isso é dar à jovem igreja da região acesso à Bíblia e literatura cristã de boa qualidade. Nos ajude a levar Bíblias e faça parte do que Deus está fazendo nos países da Ásia Central.
© 2024 Todos os direitos reservados