Portas Abertas • 17 set 2018
Diferente dos cemitérios islâmicos, em lápides cristãs destruídas havia uma cruz
Dois cemitérios cristãos foram vandalizados na Argélia nas últimas semanas, relata o site de notícias nacional Algerie Monde Infos. Mais de 30 túmulos foram profanados no cemitério La Reunion War, em Oued Ghir, cidade perto de Bugia, na última semana por um grupo de jovens, de acordo com uma fonte. Os responsáveis quebraram lápides e reviraram túmulos.
O ataque ocorreu depois que outro cemitério em Ain M’lila, perto de Constantina, foi vandalizado algumas semanas atrás. O cemitério de Oued Ghir é comunitário e contém em maior parte túmulos de mortos durante a Segunda Guerra Mundial. As lápides continham os nomes dos soldados, bem como informações como país de origem e também uma cruz.
“Nós nunca soubemos de tais atos de profanação”, o major Yacine Remdani disse ao site de notícias El Watan. “Eu tenho mais de 50 anos e é a primeira vez que vejo tal ato”, um morador acrescentou, apesar de objetos terem sido roubados anteriormente do cemitério. De acordo com o El Watan, há suspeitas de que a profanação dos túmulos pode ter motivação islâmica.
Igrejas e cristãos na Argélia, que tem maioria muçulmana, têm enfrentado aumento na perseguição nos últimos meses, resultando em um pedido da ONU ao governo que fosse garantido o completo exercício da liberdade de pensamento, consciência e religião para todos. A Argélia está classificada na 42ª colocação da Lista Mundial da Perseguição 2018, que classifica os 50 países onde é mais difícil viver como cristão.
Pedidos de oração
Leia também
Apesar de reaberturas, governo argelino fecha igreja
Terceira igreja é reaberta na Argélia
Só duas igrejas foram reabertas na Argélia, não três
© 2025 Todos os direitos reservados