Portas Abertas • 6 jun 2022
Cristãos vietnamitas aprendem a ler a Bíblia na língua local
O programa de alfabetização apoiado pela Portas Abertas no Vietnã, hoje, tem mais de 100 salas de aula e é dividido em dois níveis: básico e avançado. No nível básico, os participantes aprendem a língua kinh (língua oficial do Vietnã) e as lições são baseadas em trechos da Bíblia. No nível avançado, futuros professores são treinados e equipados para voltar aos vilarejos ou cidade natal para ensinar nas tribos. Para o treinamento são enviados kits com livros e materiais escolares que ajudam os cristãos a entenderem a Bíblia, proporcionando alimento espiritual e maturidade na fé.
Muitos alunos são membros de uma mesma família. As aulas permitiram uma boa convivência com os cristãos dos vilarejos que muitas vezes são malvistos pela comunidade. Algumas vezes, as aulas se tornam uma ferramenta evangelística para a igreja, mostrando o amor de Cristo na vizinhança.
Ser alfabetizado também dá aos cristãos a oportunidade de serem integrados à sociedade plenamente. Sabendo ler e escrever, eles podem ler contratos oficiais e negociar com bancos e órgãos do governo com segurança. Além disso, eles também podem superar o estigma social comumente associado às pessoas da tribo.
O projeto também promove a preservação da cultura deles ao perpetuar o ensino da língua materna às futuras gerações. Aproximadamente 1.900 participantes foram alfabetizados desde o começo de 2022. Mais de 3 mil estudantes de nove comunidades tribais foram selecionados para participar das aulas este ano. Contando com 19 coordenadores de língua e alfabetização, 112 salas estão prontas para receber alunos nos próximos meses.
Mais de 360 milhões de cristãos são perseguidos em todo o mundo. Sua doação permite que a Portas Abertas ajude esses irmãos em suas necessidades básicas e apoia projetos como o citado de alfabetização, que permite o crescimento e benefícios para cristãos em diversos países da Lista Mundial da Perseguição. Doe!
Pedidos de oração
© 2024 Todos os direitos reservados