Classes de alfabetização impactam comunidades no Vietnã

Projeto da Portas Abertas ajuda pessoas das tribos a ler e escrever no próprio idioma

Portas Abertas • 6 jun 2022


Cristãos vietnamitas aprendem a ler a Bíblia na língua local

Cristãos vietnamitas aprendem a ler a Bíblia na língua local

O programa de alfabetização apoiado pela Portas Abertas no Vietnã, hoje, tem mais de 100 salas de aula e é dividido em dois níveis: básico e avançado. No nível básico, os participantes aprendem a língua kinh (língua oficial do Vietnã) e as lições são baseadas em trechos da Bíblia. No nível avançado, futuros professores são treinados e equipados para voltar aos vilarejos ou cidade natal para ensinar nas tribos. Para o treinamento são enviados kits com livros e materiais escolares que ajudam os cristãos a entenderem a Bíblia, proporcionando alimento espiritual e maturidade na fé. 


Muitos alunos são membros de uma mesma família. As aulas permitiram uma boa convivência com os cristãos dos vilarejos que muitas vezes são malvistos pela comunidade. Algumas vezes, as aulas se tornam uma ferramenta evangelística para a igreja, mostrando o amor de Cristo na vizinhança. 
 


Ser alfabetizado também dá aos cristãos a oportunidade de serem integrados à sociedade plenamente. Sabendo ler e escrever, eles podem ler contratos oficiais e negociar com bancos e órgãos do governo com segurança. Além disso, eles também podem superar o estigma social comumente associado às pessoas da tribo.
 


O projeto também promove a preservação da cultura deles ao perpetuar o ensino da língua materna às futuras gerações. Aproximadamente 1.900 participantes foram alfabetizados desde o começo de 2022. Mais de 3 mil estudantes de nove comunidades tribais foram selecionados para participar das aulas este ano. Contando com 19 coordenadores de língua e alfabetização, 112 salas estão prontas para receber alunos nos próximos meses.
 

 

Ajuda para quem mais precisa 

Mais de 360 milhões de cristãos são perseguidos em todo o mundo. Sua doação permite que a Portas Abertas ajude esses irmãos em suas necessidades básicas e apoia projetos como o citado de alfabetização, que permite o crescimento e benefícios para cristãos em diversos países da Lista Mundial da Perseguição. Doe! 

 

Pedidos de oração

  • Peça sabedoria para os professores e participantes. Que todos usufruam da melhor forma dos estudos e sejam alcançados pelo amor de Jesus. 
  • Ore pelos cristãos no Vietnã. Que eles continuem crescendo e se fortalecendo na palavra de Deus. 
  • Interceda pela saúde dos participantes e professores e pela proteção deles quando se deslocam para as aulas. 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco