Com quem você celebra o Natal?

Muitos comemoram com familiares e amigos, mas para Sele a data traz a lembrança do lugar que está vazio à mesa

Portas Abertas • 24 dez 2021


Mesmo sem o pai, a família de Sele se reúne para celebrar a data em que é comemorado o nascimento de Jesus

Mesmo sem o pai, a família de Sele se reúne para celebrar a data em que é comemorado o nascimento de Jesus

Para cristãos ao redor do mundo, o Natal marca a época de celebrar o nascimento do nosso salvador. Entretanto, para muitos, como Sele, um jovem de 13 anos, e sua família na Nigéria, esta é uma celebração amarga. A cada ano eles têm a dolorosa consciência do lugar que permanece vazio em sua mesa de Natal.

No coração da Nigéria, Sele veste sua melhor roupa de domingo. A família se prepara para o culto da véspera de Natal. No dia seguinte, eles voltarão para o culto do dia de Natal. Você pode até achar que participar de dois cultos em um período de tempo tão curto será a última coisa que um adolescente quer fazer. Mas não para Sele. “A melhor coisa do Natal são os teatros que assistimos na igreja, as músicas que cantamos e como os presentes de Natal são compartilhados”, explica o garoto.

Depois do segundo culto na igreja, a família de Sele e os vizinhos desfrutam de uma humilde refeição e cantam juntos. Caso haja um pouco de dinheiro extra, talvez cada um também receba um pequeno presente.

Um lugar vazio


Sele foi surpreendido com um presente de Natal dado pela equipe da Portas Abertas que o visitou


Mas na mesa de jantar e durante as celebrações, há um lugar vazio do qual a família tem plena consciência. O pai de Sele não está lá. Ele foi morto em 2011 apenas por ser cristão. “Sele nunca conheceu o pai, Solomon”, explica Cecelia, mãe do jovem. Ele morreu quando Sele tinha apenas dois anos.

Algumas vezes, durante a celebração, Sele pega a foto de Solomon. Nela, é possível ver apenas o perfil de Solomon, mas mesmo desse ângulo, a semelhança entre pai e filho é muito nítida.

Ao visitar Sele, a equipe da Portas Abertas o surpreendeu com um presente de Natal. Eles perguntaram com antecedência do que o garoto precisava. Cecelia timidamente admitiu que eles não tinham dinheiro sobrando para nem sequer pensar em roupas novas. As roupas que o adolescente tinha já não serviam mais. Então Sele recebeu uma nova camisa, calças, além de uma Bíblia ilustrada. A alegria e a surpresa que ele mostrou não têm preço.


Presentes de Esperança

Graças ao seu apoio, outras crianças nigerianas, como Sele, receberam cuidados pós-trauma. Isso possibilita que entendam o ocorrido e consigam ter um futuro de esperança em Cristo. Neste Natal, ao fazer uma doação, você ajuda a tratar os traumas vividos por crianças nigerianas, garantindo a elas um futuro de esperança.

Confira mais fotos do Sele em nosso Instagram.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco