Bem vindo
Acesse sua conta ou registre-se gratuitamente.

Como é o Natal de cristãos presos na Coreia do Norte? 

A cristã Hea-Woo conta como se esquivava dos guardas no Natal
Portas Abertas • 23 dez 2025
Hea-Woo compartilha as lembranças de como foi celebrar o Natal no campo de prisão na Coreia do Norte (foto representativa)

Você consegue imaginar estar em um banheiro do campo de prisioneiros na Coreia do Norte e ouvir sobre um bebê nascido há mais de dois mil anos em uma pequena cidade chamada Belém? Foi assim que Hea-Woo (pseudônimo), uma cristã norte-coreana, conseguiu celebrar o Natal na Coreia do Norte. 

Hea-Woo foi presa em um campo de reeducação na Coreia do Norte por ter fugido par a China. Embora o dia de Natal no campo prisional fosse como qualquer outro dia de trabalho, algumas de suas memórias mais queridas foram formadas lá nessa época do ano. 

O Natal em banheiros imundos da Coreia do Norte 

Todos os dias, durante o treinamento ideológico, os guardas do campo liam os jornais para os prisioneiros. Hea-Woo sabia que era Natal.  Então, ela reunia o grupo de cinco mulheres que evangelizou e as levava para o único lugar no campo onde os guardas não ousavam ir: os banheiros imundos. 

“Ficávamos ao redor da fossa fedorenta e compartilhávamos pedidos de oração umas com as outras. Eu compartilhava versículos e histórias que conhecia da Bíblia, e nós cantávamos suavemente”, ela conta. Amazing Grace era cantada tão baixinho que ninguém de fora podia ouvir, mas Hea-Woo tem certeza de que a canção foi ouvida no céu.  

Hea-Woo foi liberta do campo de prisioneiros após cumprir sua sentença, e o mesmo aconteceu com outros cristãos secretos na Coreia do Norte. Ela agora vive na Coreia do Sul e continua a compartilhar o evangelho. “Todos nós sobrevivemos a este inferno na terra porque nos apoiamos umas às outras e em Jesus”, ela conta. 

Enquanto você celebra o Natal este ano, lembre-se dos cristãos secretos mantidos em prisões e campos de trabalho forçado na Coreia do Norte. Ore para que eles se apeguem a Jesus e celebrem o verdadeiro Natal, independentemente das circunstâncias. 

Neste Natal, seja luz para cristãos perseguidos 

Enquanto preparamos celebrações lindas e alegres, milhares de cristãos perseguidos se sentem sozinhos e não sabem como será o dia de amanhã. Escolha um presente de esperança e seja luz na vida deles! 

Num pequeno quadro, mulheres estão com mãos dadas usando roupas coloridas expressando afeto. Ao lado delas lê-se o texto "Dê um presente de esperança para cristãos perseguidos"