Consequências da guerra para crianças e adolescentes

No Centro de Esperança de Latakia, crianças e adolescentes traumatizados pela guerra recebem apoio e orientação

| 16/02/2020 - 06:00

Além de aprendizado técnico, adolescentes conversam, à luz da Bíblia, sobre situações emocionais ou psicológicas

Além de aprendizado técnico, adolescentes conversam, à luz da Bíblia, sobre situações emocionais ou psicológicas


Ao caminhar pelo Instituto Confiança, uma das atividades oferecidas pelo Centro de Esperança em Latakia, na Síria, uma onda de vozes de crianças pequenas é ouvida enquanto tentam encontrar seus lugares na sala de aula. Porém, quando as portas se fecham, o barulho é rapidamente substituído pelo silêncio. Mona Yousef, uma professora no instituto disse: “Eu estou tão feliz que as crianças melhoraram ao final do semestre”.

Mona disse que os resultados sempre serão melhores enquanto as atividades do Centro de Esperança continuarem. Sobre o futuro das crianças e adolescentes, ela disse: “Espero vê-los todos na escola dominical aprendendo sobre Jesus. O Centro de Esperança ajuda-os a ter uma vida melhor, mas o principal objetivo é que encontrem vida eterna em Jesus”.

O Instituto Confiança também inclui um ministério apenas para adolescentes de 7ª e 8ª série, chamado “Minha vida tem sentido”. Ele consiste em sete manuais. Cada um discute uma história com uma situação emocional ou um assunto psicológico. Por exemplo, um deles tem a história de uma criança pobre que enfrenta bullying na escola. Então, o menino escreve uma carta para os pais implorando que o tirem de lá. Quando essa história é abordada, os participantes escrevem cartas aos pais, falando sobre sentimentos a respeito do que os incomoda.

Toda semana, os adolescentes se reúnem ao redor de seu mentor e discutem em grupos os tópicos do dia. “Quando as discussões começam, sempre tentamos encontrar as respostas à luz da Bíblia. Eles estão comprometidos com o programa, se tornaram mais abertos sobre coisas pessoais. Também aprenderam a se expressar e desenvolveram amizades fortes uns com os outros e conosco da equipe. Nós oramos para que isso os mantenha ligados à igreja e longe de más amizades”, Judy, uma das mentoras, explica.

As histórias que compartilham são, com frequência, sobre as consequências da guerrra. “Uma menina compartilhou sobre o sequestro do pai, outra sobre a avó que foi morta em sua frente. Um menino contou sobre fugir de sua cidade natal e outra menina narrou uma tentativa de estupro. Eu sou tão grata por eles terem a oportunidade de compartilhar suas histórias”.

Crianças na Síria
A igreja na Síria continua espalhando esperança por meio dos quase 20 Centros de Esperança. Ela faz isso ao espalhar a palavra de Deus durante cultos e estudos bíblicos, mas também por meio de outras atividades oferecidas para grupos de idades diferentes da igreja. Você pode levar esperança para outras crianças e adolescentes na Síria. Sua doação permite que elas sejam alcançadas por meio das ações oferecidas nos Centros de Esperança em sua região.


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE