Consequências do desastre em Attapeu, no Laos

O desastre já tirou vidas e afetou milhares de pessoas no país

| 06/08/2018 - 00:00

Contatos locais da Portas Abertas organizam ajuda emergencial destinada a vítimas da inundação

Contatos locais da Portas Abertas organizam ajuda emergencial destinada a vítimas da inundação


Há uma estimativa de que cinco bilhões de litros de água invadiram treze vilas em Attapeu, no Laos, no meio da noite de 23 de julho. O motivo é que parte de uma barragem construída por uma companhia de energia desmoronou. Sete das treze vilas ainda estão submersas, com água na altura do joelho nas partes rasas e na cintura nas partes mais fundas. A lama dificulta os times de busca e resgate entrarem seja com veículos terrestres ou barcos. As fortes chuvas no país causaram desafios adicionais às operações de ajuda.

O desmoronamento afetou mais de 6 mil pessoas, metade dessas já foram levadas para centros de evacuação e mais de 2 mil, entre idosos, adultos e crianças, ainda estão presas, cercadas por águas turvas e destroços flutuantes. Ainda não há um número exato das pessoas que morreram devido a inconsistência das informações dadas pelas autoridades e grupos de resgate.

Além da situação gerada pelo desastre, trabalhadores do resgate alertam todos a serem mais cuidadosos devido ao perigo iminente de bombas e minas terrestres não detonadas jogadas por aviões americanos durante a Guerra do Vietnã nos anos 60. Por Attapeu ter sido uma das províncias mais bombardeadas do país, socorristas temem que a inundação possa ter tirado as munições não detonadas de onde estavam, transferindo-as para lugares já liberados e declarados seguros.  

Poucos dias após o desastre, a Portas Abertas, por meio da ajuda de contatos locais, providenciou ajuda emergencial para 54 famílias (aproximadamente 220 pessoas) e financeira para sete famílias vítimas da catástrofe. Entre os produtos estão roupas, medicamentos, comida enlatada, macarrões instantâneos, garrafas de água e outras necessidades básicas. Embora muitas pessoas e agências continuem ajudando às vítimas com produtos e auxílio financeiro, a maior necessidade é por trabalhadores de resgate formados e capacitados, organizadores e coordenadores de ajuda e equipes médicas.

Pedidos de oração

  • Mantenha a nação em suas orações. Que o Senhor os poupe das consequências adicionais da tragédia.
  • Ore por conforto e paz para os sobreviventes que estão em centros de evacuação e aqueles que ainda continuam desaparecidos. Ore também pelas vítimas que perderam seus amados, que eles possam ser confortados pelo Senhor.
  • Peça por forças e ainda mais coragem para os trabalhadores do resgate e todos os voluntários. Que Deus envie mais pessoas capacitadas para ajudar.

Leia também
Entra em vigor lei que exige aprovação de encontros
Cristãos do Laos treinados na área de saúde
Jovens laosianos fazem curso de louvor e adoração
 


Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2022 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE