Cristãos acusados de causar desunião são expulsos de vila no Laos

As famílias não participam das atividades religiosas budistas e nem sustentam mais os monges locais

Portas Abertas • 3 ago 2021


Agora os cristãos vivem em casas improvisadas em campos de plantio e com recursos escassos

Agora os cristãos vivem em casas improvisadas em campos de plantio e com recursos escassos

Em janeiro de 2021, quatro famílias no Sul do Laos receberam uma notificação do chefe da aldeia, assinada pelo governador do distrito para deixarem a região. De acordo com a declaração, a fé das famílias está causando desunião na comunidade. A tensão começou depois que o chefe proibiu Sompong* e outros 19 cristãos de reparar as casas depois que elas foram destruídas pelo tufão no final de 2020. O cristão disse que a maioria das famílias afetadas recebeu ajuda do governo e foram capazes de reconstruir as casas, exceto os seguidores de Jesus.  

A aldeia de Sompong é budista e a família dele foi a primeira a se converter, depois que uma das filhas foi curada de uma doença no início de 2020. Outros 13 aldeões também decidirem seguir a Cristo após o milagre. No entanto, o chefe do vilarejo e outros moradores acusam a mudança de fé de dificultar a participação em cerimônias e fazer oferendas aos monges budistas. A vila só tem 80 moradores e com 25% deles cristãos, houve uma grande perda na arrecadação de sustento dos monges. O chefe deu um ultimato aos convertidos para tomar parte na obrigação ou deixar a aldeia. 

Em maio, os 20 cristãos não tiveram escolha e foram viver em uma casa improvisada em um campo de arroz, longe da comunidade. Mas não muito tempo depois, a comunidade cortou o suprimento de água para as famílias. Após muitas conversas com o governo local, o abastecimento de água foi restaurado e também foi prometido que 20 sacos de arroz serão entregues a eles. Os parceiros da Portas Abertas no Laos também forneceram comida aos irmãos e ajudaram financeiramente os líderes cristãos.  

*Nome alterado por segurança.  

Pedidos de oração 

  • Ore pelas famílias cristãs que estão vivendo em lares improvisados no Laos, para que Cristo esteja com elas e as mantenha firmes na fé, mesmo diante das dificuldades. 
  • Interceda pelos chefes da aldeia e autoridades da região, para que tenham o coração quebrantado e permitam o retorno das famílias para a comunidade. 
  • Clame para que o Espírito Santo continue a trabalhar no Laos e mais pessoas no país conheçam o amor de Cristo.  

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco