Portas Abertas • 5 fev 2020
Colaboradores de ONG francesa desapareceram enquanto se locomoviam para resolver assuntos administrativos em Bagdá
Na segunda-feira, 20 de janeiro, quatro colaboradores da ONG francesa SOS Chrétiens dOrient desapareceram em Bagdá, Iraque. No dia seguinte, alguns colegas tentaram contato com a equipe, mas não tiveram sucesso. Na quarta, as autoridades francesas foram comunicadas dos desaparecimento. E no dia seguinte, 23 de janeiro, os governos francês e iraquiano iniciaram uma investigação para encontrar os cristãos. Os trabalhadores tinham ido à capital do Iraque de carro para resolver questões administrativas como as renovações dos passaportes e do registro da ONG, e a abertura uma nova escola. Desde 2014, a associação atua no Oriente Médio provendo assistência a cristãos perseguidos.
As identidades dos desaparecidos não foram divulgadas por razões de segurança, mas a instituição confirmou que eles eram experientes, estavam saudáveis e tinham bastante conhecimento para atuar em situações de crise. Ainda não foi recebido pedido de resgate e nem informações dos desaparecidos. Em um comunicado oficial, a organização enfatizou que a missão foi organizada com a coordenação das autoridades do consulado francês no Iraque.
O Iraque ocupa a 15ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2020, com 76 pontos. Os cristãos enfrentam a perseguição de extremistas islâmicos, enquanto os ex-muçulmanos não estão seguros nem na própria família. Com a morte do general iraniano Qasem Soleimani, resultante de um ataque dos Estados Unidos, a tensão no território aumentou. Como retaliação, algumas bases aéreas americanas no país foram atacadas e há mais ameaças de ofensivas.
Pedidos de oração
© 2024 Todos os direitos reservados