Cristãos no Laos são presos por celebrar o Natal

No país, as igrejas precisam de autorização das autoridades para realizar grandes eventos, como celebrar o nascimento de Jesus

Portas Abertas • 18 jan 2023


Cristãos no Laos são presos após participarem de celebração do Natal (imagem representativa)

Cristãos no Laos são presos após participarem de celebração do Natal (imagem representativa)

Alguns cristãos, incluindo menores de idade, foram detidos e presos pela polícia local em 3 de janeiro de 2023 em uma província em Laos central. O motivo foi a participação em uma celebração de Natal não autorizada.

Era por volta das 18h quando os cristãos chegaram em casa após participar da celebração de Natal da igreja. Porém, as autoridades já estavam lá esperando por eles. Os cristãos foram confrontados, presos e detidos na cadeia do distrito. Segundo a polícia local, a igreja deles não obteve aprovação do governo local para a celebração, por isso foram presos.


A Constituição no Laos garante aos cidadãos o “direito de crer ou não crer em qualquer religião”. Entretanto, os decretos 315 e 238 atrapalham o direito de crer dos cidadãos devido as suas provisões restrititivas, que incluem a necessidade de aprovação para qualquer evento “grande” da igreja, como o Natal.


“Obter essa permissão ou aprovação escrita do governo local é difícil e tedioso. Na província desses cristãos, apenas dez vilas foram autorizadas a realizar celebrações de Natal. Entretanto, os cristãos continuam realizando os eventos, mesmo sem permissão”, compartilha Thammavong (pseudônimo), parceiro local da Portas Abertas.


Embora os menores presos já estejam soltos com parentes, outros cristãos continuam na prisão sem saber se serão transferidos para outra instalação ou não. Thammavong compartilha ainda que “é muito difícil viver em prisões no Laos, principalmente para os menores, já que os locais podem ser superlotados e a comida escassa”.


Pedidos de oração

  • Clame a Deus para que os cristãos que ainda estão presos sejam soltos o quanto antes. Peça por provisão e sustento para cada um deles e motivação para manter a fé frente as dificuldades.
  • Interceda por conforto e paz aos menores que podem ter se traumatizado ao serem presos e levados de seus familiares.
  • Apresente também os parceiros da Portas Abertas que estão ajudando com os papéis para a soltura dos cristãos.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco