Cristãos recebem ultimato na Nigéria

No mês do Natal, os seguidores de Jesus são ordenados a fechar igrejas sob ameaça de ataque

Portas Abertas • 3 dez 2021


Cristãos convivem com as ameaças de grupos islâmicos na Nigéria

Cristãos convivem com as ameaças de grupos islâmicos na Nigéria

No estado de Zamfara, na região noroeste da Nigéria, igrejas foram ordenadas a fechar ou correriam risco de ataques violentos. O porta-voz do comando policial confirmou em uma entrevista ao Sahara Reporters (agência de notícias com foco no país) que a polícia teve conhecimento da ameaça, e ela é verdadeira.

Um líder da igreja contou que a comunidade cristã de Zamfara recebeu o comando para fechar todas as igrejas do estado em três semanas. Ele se referiu à ameaça como vinda de um grupo de militantes fulanis (os fulanis são uma etnia que vive como nômade e se espalham em 15 países, mas há um grupo extremista entre eles).

A mesma carta que os grupos cristãos receberam também foi enviada para a polícia, Departamento de Serviços de Estado, Corpo de Segurança e Defesa Civil da Nigéria e outras agências de segurança. A polícia do estado instruiu os cristãos a intensificar a segurança em todos os locais de culto, casas de pastores, outros centros cristãos.

Um porta-voz da polícia disse que estava ciente da ameaça e que “um esquadrão especial foi criado […] para patrulhar e proteger os fiéis, especialmente aos domingos. Além disso, um pessoal à paisana foi destacado para reunir informações e desvendar os responsáveis pela carta de ameaça”.

Preocupação na época de Natal

A Associação Cristã da Nigéria no estado de Zamfara também orientou todas as igrejas a não realizar atividades após as 17h nos próximos três meses. O representante da Portas Abertas na África Ocidental descreveu a ameaça como extremamente palpável e muito preocupante. "Nas últimas semanas, nossa equipe de pesquisa alertou sobre o aumento da probabilidade de ataques contra cristãos na época do Natal. Há motivos para acreditar que a ameaça se espalhará para outros estados do Noroeste, como Sokoto, Kebbi, Katsina, Níger e Kano”, contou.

A Nigéria é o 9º país na Lista Mundial da Perseguição 2021. As ameaças contra a comunidade cristã em Zamfara veem após o anúncio do Departamento de Estado dos Estados Unidos de retirar a Nigéria de sua lista de violadores da liberdade religiosa.

Pedidos de oração

  • Ore para que as autoridades e as forças de segurança trabalhem para proteger os cristãos e as igrejas no estado de Zamfara.
  • Clame para que o Senhor frustre os planos dos autores dessas ameaças.
  • Peça que os cristãos em Zamfara e outros estados do Noroeste respondam essas ameaças com sabedoria e honrem a Cristo nesse momento.
  • Ore por discernimento para a liderança da igreja local, nquanto decide sobre as melhores medidas a serem tomadas.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco