Cristãos são libertos da prisão na Eritreia perto do Natal

Nas últimas semanas, vários prisioneiros foram libertos pelo governo da Eritreia. Fontes confiáveis informaram à Portas Abertas que entre os libertos estão vários cristãos, empresários e políticos. O motivo da libertação não foi informado, mas a possibilidade de esses cristãos estarem com suas famílias neste Natal é recebida com grande alegria.
Especialistas da Portas Abertas relatam que os prisioneiros muitas vezes são soltos por razões de saúde. Cristãos eritreus que conseguiram escapar do país depois de serem libertos relatam que a longa detenção e as condições que enfrentam frequentemente levam a problemas de saúde, como pressão alta e diabetes. Quando não tratados, essas alterações clínicas podem ser fatais.
“Embora estejamos imensamente gratos, permanecemos apreensivos quanto à condição física, emocional e espiritual daqueles que foram libertos. Também estamos observando cuidadosamente o que acontecerá a seguir”, disse a porta-voz da Portas Abertas na África Subsaariana.
Por que a Eritreia é conhecida como Coreia do Norte da África?
A Eritreia é frequentemente chamada de “Coreia do Norte da África”, pois não tolera qualquer dissidência às autoridades. O governo, que tem uma autocracia absoluta, exerce pressão extrema sobre as comunidades cristãs. O país é o 6º lugar onde os cristãos são mais perseguidos e é conhecido por manter alguns prisioneiros em contêineres de transporte, em condições sub-humanas.
Em agosto de 2025, a Portas Abertas Internacional junto a outras organizações solicitou a libertação de sete líderes cristãos presos há 20 anos na Eritreia:
- Rev. Dr. Tekleab Menghisteab
- Rev. Million Gebreselassie
- Rev. Pastor Kidane Weldou
- Rev. Gebremedhin Gebregiorgis
- Dr. Kuflu Gebremeskel
- Dr. Futsum Gebrenegus
- Rev. Haile Naizge
A ação começou no Dia Internacional em Memória das Vítimas de Atos de Violência baseados em Religião ou Crença e teve como nome do movimento “Voices 4 Justice”. Até agora não há indícios de nenhum desses sete líderes entre os cristãos que foram soltos recentemente.

Rev. Dr. Tekleab Menghisteab, Rev. Pastor Kidane Weldou e Dr. Kuflu Gebremeskel, líderes cristãos presos na Eritreia há 20 anos
Desde a prisão, alguns membros da família morreram enquanto outros foram forçados a fugir da Eritreia. Os homens foram presos em batidas matinais, em postos de controle policiais ou abordados na rua.
Segundo a Diretora Global de Advocacy da Portas Abertas Internacional, “eles não tiveram representação legal e suas famílias não puderam visitá-los. A situação deles resume o sofrimento de milhares de prisioneiros de consciência atualmente detidos sem acusação formal ou julgamento na Eritreia. Pedimos a libertação imediata deles”.
De acordo com a pesquisadores da Portas Abertas Internacional, entre janeiro e maio de 2024, mais de 120 cristãos foram detidos sem nenhuma acusação e em abril de 2024, mais de 35 cristãos foram presos em suas casas durante operações noturnas coordenadas nas cidades de Agordat, Barentu e Teseney, no Oeste e Centro da Eritreia.
Em dois minutos, ajude cristãos perseguidos na África
Neste Natal, erga sua voz pela Igreja Perseguida. Assine a petição Desperta África, envie sua oração e compartilhe a campanha com sua igreja e seus amigos. Em apenas dois minutos você pode fazer a diferença na vida de milhões de cristãos perseguidos na África Subsaariana. Assine agora!
Pedidos de oração da Eritreia
- Agradeça a Deus pela oportunidade que os cristãos libertos terão de estar com suas famílias neste Natal.
- Ore pela saúde emocional e física de todos os que foram libertos da prisão recentemente na Eritreia.
- Clame por graça, provisão e liberdade dos que permanecem injustamente presos.
- Rogue para que os governantes da Eritreia tenham um encontro verdadeiro e transformador com Jesus.
Notícias relacionadas

Cristãos são libertos da prisão na Eritreia perto do Natal

Cristãos continuam desabrigados em Mianmar



