Cristãos são perseguidos por não pagar taxas abusivas

Portas Abertas • 6 out 2017


06-mexico-cristaos-soa-perseguidos-por-nao-pagar-taxa-abusiva

Trinta e três cristãos na pequena comunidade de Yaltzi Tres Lagunas, pertencente ao município de Comitán de Domingues, no estado mexicano de Chiapas, pediram auxílio da Portas Abertas após enfrentar violência e perseguição por parte de agentes da polícia e outras autoridades locais. Em agosto passado, o grupo de cristãos foi privado de água e eletricidade em suas casas. Essa foi uma medida de retaliação solicitada pelo tesoureiro local.

Há alguns meses, ele pediu às famílias cristãs que contribuíssem com valores que não estavam em um acordo firmado entre as autoridades locais e a comunidade cristã. Os cristãos se recusaram a fazer o pagamento, argumentando que, nesse acordo assinado, o tipo de pagamento solicitado não estava incluso. As autoridades não reagiram bem, e em uma assembleia geral, os cristãos foram agredidos e atacados por uma multidão de residentes da comunidade.

O agente da polícia municipal, José Pablo Martínez Pérez, ordenou uma série de ações contra o grupo de cristãos e suas famílias. Ele definiu fianças de alto valor após prender jovens e crianças, manteve famílias sem permissão para sair e comprar mantimentos, e ameaçou a vida de alguns líderes cristãos.

O socorro da família da fé
A estratégia inicial da Portas Abertas foi garantir a integridade física dos perseguidos, ajudando-os a deixar a comunidade e se mudar para outras áreas. Essas famílias cristãs vivem agora em duas casas em Comitán de Domínguez, cidade onde fica Yaltzi Tres Lagunas. Além disso, um colaborador local com experiência em cuidados pastorais foi até os cristãos para oferecer apoio e ajuda espiritual às famílias.

Pedidos de oração

  • Ore pela vida dos cristãos perseguidos de Yaltzi Tres Lagunas. Que sejam confortados e supridos pelas mãos de Deus.
  • Interceda para que os governantes locais tenham o coração tocado por Deus e ajam com justiça.
  • Clame pela nação mexicana, que está em 41º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2017.

Leia também

Igreja permanece firme após expulsão de metade dos fiéis
No México, cristãos indígenas Wixárica são expulsos de seu povo

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco