Cristãos são socorridos após terremoto na Síria e Turquia

Parceiros e igrejas locais estão abrigando as vítimas

Portas Abertas • 7 fev 2023


Parceiros e igrejas locais estão abrigando as vítimas

Parceiros e igrejas locais estão abrigando as vítimas

[Atualizado em 07/02/23 às 16:21]

Ontem, por volta das 4 horas da manhã, um terremoto de magnitude 7.8 atingiu a Turquia e a Síria. Segundo testemunhas locais, o terremoto impactou cinco cidades na Turquia e seis cidades na Síria, dentre elas Alepo e Latakia. Outro tremor de terra de magnitude 7,5 atingiu a cidade de Kahramanmaras às 13h30 em horário local. 

Edifícios ficaram completamente destruídos, ao menos 5 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas. Um número incontável de pessoas não pôde voltar para casa por causa dos danos gerados pelo terremoto. Veja o vídeo para entender a situação: 

 

Por isso, as pessoas deixaram áreas vizinhas com medo de novos tremores durante a noite. Parceiros locais em ambos os países fizeram um levantamento inicial das necessidades nas igrejas e nas comunidades cristãs e enviaram alguns itens de necessidade básica.   


Assistência e abrigo
 


Pessoas encontraram refúgio nas igrejas locais das cidades de Alepo e Latakia que abriram as portas para recebê-las. Muitas famílias dormiram nos templos para se proteger dos tremores. As igrejas também ofereceram alimentos.
 


Uma das igrejas envolvidas acolheu mil vítimas do terremoto em Latakia. Outra igreja local, 200 pessoas e outro templo próximo abrigou 15 vítimas. Os
Centros de Esperança de Alepo também estão fazendo esse trabalho de assistência, oferecendo comida, água e outros itens de necessidade básica.  


Vítimas
na Turquia também estão sendo socorridas. Foram entregues cobertores e água para atender as necessidades emergenciais. 


Ainda não há o número completo de igrejas engajadas nesse trabalho, nem o total de pessoas beneficiadas.
 


Mobilização
 

 
Igreja síria oferece alimento e abrigo para as vítimas

A Portas Abertas está mobilizando o envio de recursos para que o trabalho das igrejas locais continue na região. A necessidade de abrigo, cobertores e sacos de dormir está maior do que a capacidade de nossos parceiros e das igrejas locais. Além disso, o medo de novos tremores mantém as pessoas em pânico.  


Organizamos um grupo de
ajuda emergencial, constituído de líderes de igrejas de Alepo. Contamos com sua ajuda em oração para coordenar as ações com as igrejas parceiras e ONGs na região.  


Por causa da instabilidade causada pelo primeiro dia dos terremotos, é difícil ter uma noção completa do desastre. Estamos ativamente envolvidos com parceiros para conseguir os itens de necessidade básica o mais rápido possível e nos planejando para outros efeitos que essa crise pode gerar. 
 


Zonas de guerra
 


Alguns locais atingidos estão em zonas de guerra, por isso é muito arriscado ir para essas regiões, apesar da necessidade dos atingidos. A conexão de internet continua ruim, por causa dos tremores seguintes. 
 


A ajuda que as igrejas oferecem são fruto do seu apoio em oração e com doações. Contribua e continue em oração pela Síria e Turquia. 


 

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
YouTube

© 2024 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco