Dia do Teólogo: por que a Igreja Perseguida precisa dele?

Descubra como o estudo da teologia pode beneficiar os cristãos perseguidos

Portas Abertas • 30 nov 2019


Líderes cristãos passam por treinamento teológico na Ìndia.

Líderes cristãos passam por treinamento teológico na Ìndia.

O teólogo é alguém que se debruça na Bíblia e demais livros relacionados a ela para estudar a natureza, os atributos e as relações de Deus com os homens e com o universo. Esse profissional atua em vários segmentos como igrejas, ONGs, escolas e seminários. A teologia é uma ciência dividida em três segmentos:

Teologia histórica: estuda como foi o desenvolvimento da doutrina cristã e a maneira que os cristãos foram entendendo Deus e sua ação em vários períodos da história da humanidade.

Teologia bíblica: estuda a palavra de Deus e seus contextos históricos e cronológicos para apreender de forma correta a mensagem que Deus passou em cada livro bíblico.

Teologia sistemática: estuda a Bíblia de maneira sistemática, ou seja, organizada, com o objetivo de entender a relação entre os 66 livros inspirados por Deus, e o que ela diz sobre um determinado tema.

A partir desses estudos, os líderes da igreja conseguem apreender melhor o que Deus diz em cada passagem e como pode ser aplicada no contexto em que a igreja está vivendo. Em situações de perseguição, os cristãos precisarão defender sua fé para si mesmos e para os outros. A falta do conhecimento de Deus e de tudo o que ele deseja para a humanidade faz com que muitos conceitos errados se tornem “verdades” e, assim, enfraqueçam a fé e tornem uma comunidade vulnerável às heresias e superstições. De certa maneira, todo cristão é um teólogo, já que possui uma visão de interpretação e aplicação das Escrituras. A questão é se essa teologia é de acordo com a Bíblia ou não.

Por isso, a Portas Abertas acredita que promover o estudo da Bíblia é uma das maneiras mais eficazes de fortalecer irmãos e irmãs perseguidos em todo o mundo. No sul da Ásia, por exemplo, os colaboradores da Portas Abertas promovem distribuição de Bíblias e literatura cristã, além de organizarem seminários de discipulado para famílias. Mais de mil líderes de igrejas serão treinados na preparação dos membros para lidar e responder biblicamente às perseguições. “Através de todos esses ensinamentos, fui fortalecido espiritualmente e incentivado a ser resistente e firme no Senhor. Fui ensinado sobre como podemos compartilhar o mesmo com os membros da igreja”, conta um dos beneficiados pelos treinamentos.

Sobre nós

A Portas Abertas é uma organização cristã internacional e interdenominacional, fundada pelo Irmão André, em 1955. Hoje, atua em mais de 60 países apoiando cristãos perseguidos por causa da fé em Jesus.

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

© 2023 Todos os direitos reservados

Home
Lista mundial
Doe
Fale conosco