É falso: vídeo mostra cristãos em sacos plásticos no Afeganistão

Entenda por que essa mensagem não passa de uma notícia falsa

| 20/12/2021 - 08:00

O vídeo é do protesto "Empacotados", feito na Colômbia, em maio de 2021

O vídeo é do protesto "Empacotados", feito na Colômbia, em maio de 2021


Há um vídeo sendo compartilhado em aplicativos que mostra várias pessoas dentro de sacos plásticos em uma praça pública. Confira os pontos que fazem dessa mensagem uma fake news.

Qual é a fake news?

Vídeo com selo de fake news

O que está errado com esse vídeo?

  • As pessoas estão quase nuas nos sacos plásticos. Em locais governados com base na sharia (conjunto de leis islâmicas), homens e mulheres não estariam com os corpos expostos dessa maneira, ainda mais publicamente.

  • As pessoas que estão observando estão vestidas com roupas “ocidentais” e no país isso não é permitido, principalmente sob o domínio do Talibã.


  • Muitos sacos plásticos estão abertos para que as pessoas consigam respirar. Se o intuito fosse a morte das pessoas por asfixia, essa possibilidade não seria permitida.



  • O vídeo se trata de um protesto feito na cidade de Medelín, Colômbia, em 26 de maio de 2021. Com o nome “Empacotados” (Empaquetados, em espanhol), o objetivo dele foi homenagear pessoas que apareceram mortas, embrulhadas em sacos plásticos, nas lixeiras na região.

Sobre nós

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus.

Instagram

© 2021 Todos os direitos reservados

INÍCIO
LISTA MUNDIAL
DOE