Eldos experimenta cuidado de Deus e aguarda visto para mudança

Desde a conversão, o jovem já foi agredido e réu por testemunhar a Cristo

Seguir a Cristo teve consequências graves para Eldos, custou a saúde física e emocional do ex-muçulmano no Quirguistão. Em outubro de 2018, a casa dele foi invadida e ele apanhou de três extremistas islâmicos para que voltasse à antiga fé. O resultado da violência levou o jovem a ficar entre a vida e a morte no hospital, e fez com que a irmã dele perdesse o bebê que gerava. No tribunal, Eldos tornou-se réu e seus agressores, juntamente com a comunidade, o acusaram de ouvir música religiosa alta, distribuir material cristão e fazer propaganda religiosa. Diante de tantos problemas, o jovem mudou-se para outro país, onde vivia na casa de diferentes irmãos e irmãs.

Além de orações e apoio, a Portas Abertas liderou uma campanha de cartões para encorajar Eldos e levou até ele 1000 mensagens de pessoas ao redor do mundo. “Eu não sabia que eu tinha uma família tão grande. Eu estou muito tocado por tantas pessoas que enviaram cartões e estão orando por mim”, testemunhou na época.

Atualmente, o jovem e o tio Nubek residem e trabalham em um local onde acontece um seminário, e estão aguardando os vistos para mudar de país. Ambos participam de grupos domésticos e também servem via WhatsApp, por onde aconselham, conversam e oram pelas pessoas. Eldos está com dificuldades para aprender a língua do local em que está, mas os relacionamentos com as pessoas e a liberdade que têm são suficientes para que deseje viver onde está.

A irmã de Eldos, Nurzhan, enfrentou dificuldades ao contar para o marido sobre a fé em Cristo. Ela foi ameaçada de divórcio, mas o esposo mudou de ideia e a tem tratado de maneira mais respeitosa. Os pais deles foram auxiliados na compra de quatro touros para iniciar um novo negócio. Eles ficaram surpresos em ver que quando os cristãos dizem que amam, eles se ajudam. Diante de tantas bênçãos, Nubek agradece a todos que têm cooperado. “Obrigado por tudo que vocês fazem por seus irmãos e irmãs, obrigado por tudo que vocês fazem pelo Senhor”, afirma.

Assine a Revista Portas Abertas

A história de Eldos é apenas um dos testemunhos de muitos cristãos da Ásia Central. Assine e receba todos os meses, durante um ano, conteúdos exclusivos, pedidos de oração e devocionais que contam o que Deus está fazendo na vida de pessoas ao redor do mundo por meio dos projetos apoiados por você e por irmãos e irmãs de diferentes países.

Pedidos de oração: