Eleições nacionais preocupam cristãos em Bangladesh


As próximas eleições nacionais em Bangladesh, que acontecerão em 12 de fevereiro de 2026, eram como um símbolo de esperança após a revolta estudantil em agosto de 2024. O movimento, alimentado pela frustração com a discriminação, rapidamente se espalhou pelo país, cobrando por reformas, justiça e um novo Bangladesh, baseado na democracia e na igualdade entre todos.
Entretanto, as circunstâncias fizeram muitos cidadãos sentirem que essas mudanças não virão tão cedo. O período está sendo marcado pelo crescimento de grupos islâmicos e sua influência na política nacional.
A esperança por mudanças aumentou com o início do processo eleitorial, mas incidentes violentos e a desqualificação de alguns candidatos trouxeram preocupação. Em um caso extremo, um homem pertencente a uma minoria religiosa foi agredido até a morte e seu corpo foi queimado publicamente, tudo com base em alegações, sem provas, de blasfêmia.
Recentemente, pelo menos 12 candidatos de minorias religiosas ao Parlamento foram desclassificados por motivos pequenos ou misteriosos. O cristão Bimol (pseudônimo), compartilhou: “Tenho evangelizado nesta região por mais de uma década. Há algum tempo, líderes de grupos políticos me ameaçaram. Eles avisaram que, se eu não influenciar os membros da igreja da minha região a votarem neles, não permitirão que eu continue meu trabalho evangelístico aqui. Por favor, orem por nossa proteção”.
Na Lista Mundial da Perseguição 2026, a Portas Abertas identificou pelo menos 71 incidentes de perseguição contra cristãos em Bangladesh. A igreja local está tomada pelo medo porque a história mostra que, durante todas as eleições, nacionais ou locais, minorias são alvo de perseguição, em grande parte porque as forças de segurança estão altamente envolvidas com as atividades eleitorais e criminosos oportunistas aproveitam a situação para agir impunemente.
Os cristãos em Bangladesh estão cada vez mais preocupados com a crescente islamização do país, o medo da implementação da sharia e o aumento da perseguição. Neste momento crítico e incerto, eles pedem que você se una a eles em oração.
Você pode ajudar os cristãos em Bangladesh
Com sua doação, a Portas Abertas fortalece a igreja em Bangladesh com alimentação e educação às famílias que mais precisam. Sua ajuda é fundamental!
Notícias relacionadas


Eleições nacionais preocupam cristãos em Bangladesh


Acusados de ataque contra comunidade cristã serão julgados na Nigéria





